Pular para conteúdo principal

sexta-feira, 14 de agosto de 2015, às 16:47h.

Um grupo interno da equipe técnica do governo será formado para continuar com as tratativas

O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira receberam na tarde desta quinta-feira, 13, em audiência em Florianópolis, um grupo de empresários com atuação no setor de Gás Natural Liquefeito (GNL) interessado em investir na região do Porto de Imbituba, no Sul do Estado. O presidente da SCGás, Cosme Polêse, também acompanhou a reunião. O governador determinou a formação de um grupo interno da equipe técnica do governo para continuar com as tratativas.

A proposta envolve representantes dos grupos Gás Porto, Gás Energy e Bolognesi Energia, que já têm investimento confirmado no Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, compreendendo píer de atracação, terminal de regaseificação e Usina Termelétrica (UTE).

Em Santa Catarina, a proposta inicial do grupo é para implantação de um terminal de estocagem e regaseificação dentro do Porto de Imbituba ou em uma área próxima ao porto. O vice-presidente executivo da Bolognesi, Paulo Cesar Rutzen, explicou que a estrutura seria utilizada pela empresa para redistribuição do GNL, mas poderia também atender a própria SCGás e empresas catarinenses. Entre os setores que utilizam o GNL, está a indústria química.

Pelo cronograma do grupo, o início da construção da primeira etapa deverá ser em meados de 2016 para início da operação em 2018. Os investimentos somam US$ 100 milhões, incluindo a construção de píer, tanques em terra e uma carregadeira de caminhões. Para execução do projeto, os empresários pedem a parceria do Governo do Estado para concessão de terreno com cinco hectares – com uma reserva adicional de mais 10 hectares para construção de uma usina térmica em um segundo momento.

Com informações de Alexandre Lenzi, da Assessoria de Imprensa de Secretaria de Estado de Comunicação - Secom