terça-feira, 29 de abril de 2025, às 15:37h.
Ação teve como objetivo o reconhecimento da área e a apresentação, de forma detalhada, das benfeitorias previstas para o local

Foto: Thiago Kauê / SECOM GOVSC
Secretários de Estado visitaram, na manhã desta terça-feira, 29, o Complexo Penitenciário da Agronômica, em Florianópolis. A ação, coordenada pela Secretaria de Justiça e Reintegração Social (Sejuri), teve como objetivo o reconhecimento da área e a apresentação, de forma detalhada, das benfeitorias previstas para o local.
Durante aproximadamente três horas, todo o secretariado percorreu as instalações do Presídio Masculino, Presídio Feminino, Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) e da Penitenciária da Capital. A visita contemplou as áreas internas e externas de cada unidade, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a requalificação do espaço que ocupa uma área de 173 mil metros quadrados em uma das regiões mais valorizadas da capital catarinense.
A proposta do Governo é transformar o local na Cidade da Cultura, um centro voltado para a cultura, o lazer, o esporte e o turismo. O projeto prevê a revitalização completa da área, criando novas oportunidades de convivência e desenvolvimento urbano para Florianópolis.
“Estamos buscando uma nova estrutura prisional para atender com dignidade e segurança essas unidades que hoje estão localizadas em uma área urbana e operam com estruturas antigas, que já não correspondem mais aos nossos padrões de segurança”, afirmou Danielle Amorim Silva, secretária de Estado de Justiça e Reintegração Social.
O projeto está em fase de estudos iniciais e será desenvolvido em parceria com outras secretarias estaduais e com a participação da sociedade civil.
Escrito por:
ASCOM | SEJURI
Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri)