sexta-feira, 26 de setembro de 2014, às 14:40h.

“A Nova Contabilidade Pública” foi apresentada pela gerente de Informações Contábeis da Fazenda

Na tarde desta sexta-feira, 26, as inovações da contabilidade do Estado foram tema da palestra “A Nova Contabilidade Pública” no inovaDay – evento de inovação e gestão do conhecimento – em Florianópolis.

A contadora e gerente de Informações Contábeis da Diretoria de Contabilidade Geral (DCOG) da Secretaria de Estado da Fazenda, Graziela Luiza Meincheim, foi a palestrante e ressaltou a importância do Portal da Transparência e seus desafios. “Nosso desafio é transformar os dados do Portal da Transparência do Estado de Santa Catarina numa linguagem cada vez mais acessível aos cidadãos”, pontou a contadora.

Outro ponto apontado por Meincheim foi o pioneiro estudo desenvolvido pela Fazenda sobre o valor anual de alunos em 30 escolas públicas estaduais. “Essa informação é válida para que as autoridades possam analisar a viabilidade de manutenção de cada escola e para que o Estado tenha um maior controle sobre os gastos”, afirmou.

Santa Catarina se destaca em diversos aspectos de inovação na gestão pública, além de ser um dos Estados que mais avança na adaptação aos padrões internacionais de contabilidade. O Portal da Transparência catarinense, por exemplo, ocupa o quarto lugar no Índice de Transparência de 2014 dos Estados brasileiros. Recentemente, a DCOG lançou um aplicativo para smartphone onde o cidadão pode acessar a qualquer momento os dados do Portal que possibilitam acompanhar, com atualização diária, as informações sobre a arrecadação, as despesas realizadas, os valores pagos aos fornecedores e os repasses de convênios de todos os órgãos do poder executivo estadual, além de permitir uma visão consolidada das informações. Outra inovação da DCOG foi no Balanço Geral do Estado de Santa Catarina, publicação anual, que em 2013 ganhou versão em inglês e online.

A palestra foi realizada no auditório do Ministério Público de Santa Catarina.

Sobre o InovaDay
O inovaDay é um encontro mensal realizado pelo iGovSP da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional de SP. Cada evento conta com a participação de palestrantes especializados em gestão do conhecimento e inovação. Em Santa Catarina as edições acontecem desde 2013, e em 2014 serão realizadas pelo Cetem e pelo Ministério Público do Estado (MPSC). Servidores públicos, empresários, estudantes, cidadãos e pessoas interessadas podem comparecer.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Aline Cabral Vaz - avaz@sef.sc.gov.br (48) 3665-2575
Cléia Schmitz - cschmitz@sef.sc.gov.br (48) 3665-2572
Sarah Goulart - sgoulart@sef.sc.gov.br (48) 3665-2504