Pular para conteúdo principal

quinta-feira, 19 de março de 2015, às 12:29h.

Gilberto Kassab visitou Florianópolis na tarde desta quarta-feira, 18, onde se reuniu com o Governador e secretários

O governador Raimundo Colombo, acompanhado dos secretários de Estado, recebeu nesta quarta-feira, 18, na Casa d'Agronômica , em Florianópolis, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. No encontro, foram apresentados ao ministro os projetos em andamento ou em estudo definidos como prioridades para Santa Catarina, como desenvolvimento e mobilidade urbana, pacote de prevenção às cheias, saneamento básico e habitação.

“A reunião foi positiva,  apresentamos todos os nossos pleitos, ele trouxe toda a equipe de secretários do ministério. Agora precisamos fazer a parte burocrática, essa parte de entendimento, mas há uma enorme boa vontade política de ajudar o Estado. E os nossos projetos estão prontos, estão bem elaborados, eles foram bem concebidos, e as prioridades foram muito estudadas. Vamos ter bastante sucesso nesse processo todo.”,  disse Colombo.

Dentre as solicitações está uma parceria do governo do federal com o Estado para o programa Moradia Cidadã e projetos que serão apresentados ao Programa Minha Casa Minha Vida - fase 3. Na área de saneamento, está o pedido de apoio para que seja criado um fundo que viabilize recursos aos pequenos municípios para que tenham projetos de esgotamento sanitário e para que eles sejam executados. Além de obras estruturantes para a Grande Florianópolis e regiões litorâneas, que garantam o abastecimento de água para os próximos 30 anos.

No campo da mobilidade urbana, para as grandes cidades que passam por dificuldades de acesso, como Florianópolis, Blumenau, Jaraguá do Sul, foram apresentados projetos e solicitados investimentos do governo federal para a construção de estradas, corredores de ônibus ou pontos que possam solucionar os problemas nesses locais. Na área da Defesa Civil, foi pedido o auxílio para o mapeamento das áreas de riscos em todas as regiões e a relocação das famílias desses locais.

“Agora existe uma tramitação técnica para que os projetos sejam habilitados. Ficou definida para as próximas semanas uma reunião de trabalho entre as equipes do ministério e secretarias de Estado. Acredito que pela importância dos projetos, eles têm uma chance muito grande de serem atendidos e incorporados em futuros programas e pactos do governo federal”, explicou Kassab.

Acompanharam a reunião os secretários da Fazenda, Antônio Gavazzoni, da Casa Cvil, Nelson Serpa, do Planejamento, Murilo Flores, da Defesa Civil, Milton Hobus, da Infraestrutura, João Carlos Ecker, da Assistência Social, Ângela Albino, do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Carlos Chiodini, presidente da Casan em exercício, Arnaldo Venício de Souza, presidente da Cohab, Ronério Heiderscheidt, o diretor administrativo da Fatma, Paulo Freitas e o presidente da Jucesc, André Bazzo. Além de outras autoridades.

*Com informações de Elisabety Borghelotti