Pular para conteúdo principal

quinta-feira, 6 de novembro de 2014, às 15:18h.

Tema foi destaque em evento da Diretoria de Contabilidade Geral na noite desta quarta, 5

O déficit previdenciário do Estado esteve em debate na noite desta quarta-feira, 5, durante o IV Seminário de Avaliação da Diretoria de Contabilidade Geral da Secretaria de Estado da Fazenda. O gasto com inativos e pensionistas já soma R$ 3,6 bilhões ao ano, dos quais R$ 2,2 bilhões são bancados pelo caixa do Tesouro, mais de 60%.

“De 2006 a 2014, a arrecadação do Estado cresceu 13,3%, um desempenho espetacular. Qual Estado conseguiu isso? Mas nesse mesmo período os gastos com inativos e pensionistas tiveram um crescimento de 13,8%. O nosso sistema previdenciário é altamente insustentável. Está na hora de discutirmos alternativas”, destacou o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni.

O especialista Célio Peres, servidor do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (IPREV) fez um panorama da situação do Estado. Ele destacou o alto índice de pensionistas e inativos que não contribuem com a previdência – 70%, que ingressaram no sistema antes da Emenda Constitucional 41, de 2003, estabelecer a “solidariedade contributiva”.

O debate ainda teve a contribuição do especialista Alexandre Wernersbach Neves, presidente da Fundação de Previdência Complementar do Espírito Santo (Preves). Ele apresentou o sistema adotado por seu estado em 2013 para os novos servidores. “Possivelmente, em alguns anos todos os entes da federação terão a sua previdência complementar”, projeta o especialista.

Estiveram presentes no debate o diretor do Tesouro Estadual, Franc Ribeiro Correa, e os jornalistas Moacir Pereira, colunista do Diário Catarinense, e Ademir Arnon, presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI).

Sobre o seminário - O IV Seminário de Avaliação da Diretoria de Contabilidade reúne gestores financeiros do governo do Estado, contadores da Fazenda e responsáveis pelo controle interno dos órgãos. O objetivo é discutir assuntos relacionados com Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Controladoria, Gestão de Informação e do Conhecimento e Gestão de Projetos. "Devemos trabalhar olhando para a frente, utilizando estatísticas, cenários, projeções, margem de erro e, assim, implantar uma contabilidade voltada para a produção de informação estratégica. Essa informação deve ser repassada para qualificar a tomada de decisão do gestor público, em especial com um olhar para a sustentabilidade financeira das ações do Governo", destaca Adriano de Souza Pereira, diretor da Contabilidade Geral do Estado.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Aline Cabral Vaz - avaz@sef.sc.gov.br (48) 3665-2575

Cléia Schmitz - cschmitz@sef.sc.gov.br (48) 3665-2572

Sarah Goulart - sgoulart@sef.sc.gov.br (48) 3665-2504

www.sef.sc.gov.br | facebook.com/fazendasc | youtube.com/sefazsc | twitter.com/fazenda_sc