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terça-feira, 4 de novembro de 2014, às 18:34h.

Evento acontece nesta quarta, 5, na sede do Conselho Regional de Contabilidade, em Florianópolis

A previdência do Estado é o tema principal do IV Seminário de Avaliação da Diretoria de Contabilidade Geral da Secretaria de Estado da Fazenda, que acontece nesta quarta-feira, 5 de novembro, na sede do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), em Florianópolis. O gasto com inativos e pensionistas já soma R$ 3 bilhões/ano – R$ 2 bilhões bancados pelo Tesouro e R$ 1 bilhão financiado pelo Instituto de Previdência (IPREV).

O assunto será debatido nesta quarta, às 19 horas, durante o painel “Perspectivas e Desafios da Previdência Social na Administração Pública”. Participam do debate o secretário Antonio Gavazzoni e os especialistas no assunto, Alexandre Wernersbach Neves, presidente da Fundação de Previdência Complementar do Espírito Santo, e Célio Peres, servidor do IPREV.

O seminário tem como público-alvo os gestores financeiros do governo do Estado, contadores da Fazenda e responsáveis pelo controle interno dos órgãos. O evento também vai abordar assuntos relacionados com Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Controladoria, Gestão de Informação e do Conhecimento e Gestão de Projetos. “São temas que possibilitam a necessária modernização do setor público”, destaca Adriano de Souza Pereira, diretor da Contabilidade Geral do Estado.

Na abertura do evento, Pereira destacou a necessidade de investir na melhoria e qualidade dos serviços, uma cobrança cada vez maior da sociedade . "Devemos trabalhar olhando para a frente, utilizando estatísticas, cenários, projeções, margem de erro e, assim, implantar uma contabilidade voltada para a produção de informação estratégica. Essa informação deve ser repassada para qualificar a tomada de decisão do gestor público, em especial com um olhar para a sustentabilidade financeira das ações do Governo."

PROGRAMAÇÃO

13h30 às 14h00 – Abertura

Perspectivas para a Modernização do Serviço Público

Comentário: Professor José Francisco Salm – PhD. em Administração Pública

14h00 às 15h00

A importância da Gestão de Projetos na Administração Pública - Noções Gerais

Palestrante: Francisco Peña – Pesquisador ESAG/UDESC

15h00 às 15h30

Emissão de Documentos Eletrônicos com Assinatura Digital: uso do SIGEF e SGPE

Palestrante: Marcelo Inocêncio Pereira – Contador da Fazenda Estadual

15h30 às 16h00

Cartão de Pagamentos do Estado de Santa Catarina – CPESC

Palestrante: Michele Patrícia Roncalio – Gerente de Estudos e Normatização Contábil – DCOG/SEF

Intervalo

16h30 às 17h00

Orientações sobre o Decreto de Encerramento do Exercício

Diretoria de Contabilidade Geral– DCOG

Diretoria do Tesouro – DITE

17h00 às 18h00

Controladoria – Experiência de sucesso no setor privado

Palestrante: Roberto Merlo – Conselheiro do CRC/SC

Coquetel

19h00 às 21h00

Painel: Perspectivas e desafios da Previdência Social na Administração Pública

Alexandre Wernersbach Neves – Fundação de Previdência Complementar do Estado Espírito Santo

Célio Peres – IPREV/SC

Adriano Zanotto – Presidente do IPREV/SC (a confirmar)

Antonio Marcos Gavazzoni – Secretário de Estado da Fazenda (a confirmar)

Moderador: Jornalista Moacir Pereira

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Aline Cabral Vaz - avaz@sef.sc.gov.br (48) 3665-2575

Cléia Schmitz - cschmitz@sef.sc.gov.br (48) 3665-2572

Sarah Goulart - sgoulart@sef.sc.gov.br (48) 3665-2504

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