quarta-feira, 10 de setembro de 2014, às 12:42h.

Política salarial e previdência estiveram entre os temas da palestra

O secretário de Estado da Fazenda, Antônio Gavazzoni, participou nesta quarta-feira (10) da Conferência IACP (Associação Internacional dos Chefes de Polícia IACP) 2014, que acontece durante a IACP Interseg - Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para a Segurança Pública, em Florianópolis. O evento é o único evento voltado totalmente à segurança pública do país.

Gavazzoni relatou os avanços conquistados pelas categorias de segurança pública no Estado. "Temos hoje um dos melhores padrões remuneratórios do país, mas as conquistas da categoria só foram possíveis por conta de muito diálogo, de muito amadurecimento e estudo das consequências de cada decisão. A harmonia conquistada no relacionamento do governo com a categorias de segurança é um dos avanços mais importantes", disse o secretário a presidentes de associações de policiais e bombeiros de todos os estados do país.

Também representando Santa Catarina estavam o coronel Rogério Martins, presidente da ABVO (Associação Barriga Verde dos Oficiais Militares Estaduais) coronel Fred Harry Schauffert, presidente da Acors (Associação de Oficiais Militares de SC), Marcos Oliveira, comandante geral dos Bombeiros Militares de SC e Valdemir Cabral, comandante geral da Policia Militar do Estado.

Em sua palestra, Gavazzoni destacou que a sociedade está esgotada com a classe política e com o serviço público. "Aqui em Santa Catarina, no meio militar, há uma relação de cumprimento de deveres acima da média, mas ainda devemos muito à sociedade. Nem sempre precisamos de mais gente, mas sempre de mais inteligência", disse. Segundo o secretário, um governo nunca é responsável sozinho pela qualidade no serviço público, que é responsabilidade também de todas as categorias que dele fazem parte. "Nosso próximo grande desafio é a previdência. Em cinco anos teremos 60% de inativos e 40% de ativos, e Santa Catarina ainda está em melhor situação que os estados vizinhos. A solução implica em olhar para dentro das organizações, para a produtividade, para os benefícios especiais. Teremos uma força de trabalho reduzida. São realidades a serem enfrentadas com coragem, o quanto antes", disse.

Gavazzoni encerrou dizendo aos ouvintes de outros estados que os militares de Santa Catarina construíram um grande exemplo para o país. "Desafio qualquer estado a apresentar uma política salarial melhor que a catarinense. Até o final do ano que vem, certamente teremos a melhor tabela remuneratória do país. É o reconhecimento àqueles que abrem mão de estar com suas famílias para proteger as nossas", finalizou.

Na ocasião, Gavazzoni foi homenageado com a Condecoração de Mérito Nacional de Feneme - Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Aline Cabral Vaz - avaz@sef.sc.gov.br (48) 3665-2575 / 8843-8352
Cléia Schmitz - cschmitz@sef.sc.gov.br (48) 3665-2572/ 9157-1980
Sarah Goulart - sgoulart@sef.sc.gov.br (48) 3665-2504/ 8843-8553