A Assessoria Econômica/COGAT/DIAT/SEF, em cumprimento às suas atribuições, vem elaborando estudos e análises objetivando o acompanhamento da arrecadação estadual nos vários segmentos da economia. Neste contexto, apresentamos um produto inédito no âmbito da Secretaria de Estado da Fazenda, baseado em um Sistema de Informações Geográficas – SIG. Trata-se de uma série histórica de arrecadação de ICMS por setor e grupo de CNAE e disponibilizado em forma de cartograma para as 36 Secretarias de Desenvolvimento Regional. O objetivo do estudo é mostrar a evolução da arrecadação de ICMS em três períodos marcantes para a economia catarinense como: a criação, em 2007, das Secretarias de Desenvolvimento Regional e a instituição da política de benefícios fiscais para as importações; 2009, em virtude da crise econômica mundial e, por último, 2011, como último exercício de apuração para efeitos comparativos. Este novo modo de visualizar a arrecadação de ICMS tem a finalidade de subsidiar o planejamento e gestão tributária, bem como, permitirá o desenvolvimento de novos métodos de trabalho nas áreas de geração e uso da informação cartográfica, melhorando, assim, a análise dos dados pelos setores de arrecadação e fiscalização fazendária do Estado.

ReceitasDIAT - Administração Tributária criado terça-feira, 6 de setembro de 2016, às 16:47h

Relatórios de transparência

Sem definições de ano