terça-feira, 14 de julho de 2015, às 15:54h.

Após uma madrugada de muita chuva e alagamentos em Santa Catarina, o tempo continua instável devido ao avanço de uma frente fria por Santa Catarina, mais intensa no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, com pontuais podendo chegar e até superar os 100 mm (próximo ao esperado para o mês inteiro de julho). Nas demais regiões, o acumulado de chuva é menor. A Defesa Civil e a Epagri/Ciram alerta para risco de temporais com rajadas de vento acima de 70 km/h e granizo localizado.

A temperatura sofre pouca variação devido à cobertura de nuvens. O vento de noroeste tem variação para sul na divisa com o RS.

Dados registrados nas últimas 24 horas mostram que os maiores valores de chuva foram em Maravilha (179 mm), Chapecó (150mm), Seara (137mm), Xaxim (128mm), São Miguel do Oeste (120mm), Concórdia (117mm), Itá (116mm), São José do Cedro (90 mm), Capinzal (78mm), Palmitos e Águas do Chapecó (75mm).

>>> Defesa Civil faz orientações em caso de tornado em Santa Catarina

Maravilha

>>> Temporais causam danos à rede elétrica no Meio-Oeste e Oeste de Santa Catarina

>>> Casan informa sobre problemas de abastecimento de água no Oeste

Aviso meteorológico

- 08h:48m: Risco de queda de granizo nas proximidades de Tangará, Campos Novos, Monte Carlo, Brunópolis, Vargem e São José do Cerrito na próxima hora.

- 08hs:05min: Permanece o Alto Risco de Temporal (rajadas de vento entre 60-90km/h e granizo) no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC, com incidência intensa de raios, nas próximas 3 horas. Fonte: Epagri/Ciram

- Previsão de acumulados significativos de chuva e risco de temporais nos próximos dias em SC.Período com risco de alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis de SC.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento, granizo e tornado: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone e água devido aos raios e relâmpagos.

Tempestades severas: podem gerar tornados com pouco ou nenhum aviso prévio. Atenções para tempestades severas devem encorajar as pessoas a estarem atentas para mudanças nas condições do tempo e possíveis avisos. Os avisos de curtíssimo prazo geralmente tem duração de uma hora e, caso um tornado seja avistado, deve-se procurar um local abrigado imediatamente.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

Previsão para quarta-feira

A chuva segue com intensidade moderada a forte em SC, com valores de 60 a 100 mm na maioria das regiões, ainda por influência da frente fria. No Oeste e Meio-Oeste, a chuva diminui a partir da tarde com aproximação de uma massa de ar mais frio. Temperatura em declínio a partir da tarde. Vento de sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Confira as condições do tempo para o dia de hoje:

REGIÃO: LITORAL NORTE 26ºC
18ºC