quinta-feira, 25 de outubro de 2012, às 14:08h.
Contratos de fornecimento de materiais e prestação de serviços serão sistematizados para aprimorar o controle e a gestão pública estadual
Servidores públicos de secretarias setoriais e regionais do Poder Executivo de Santa Catarina foram treinados, ao longo desta semana, em Florianópolis, para operar a nova ferramenta de controle de contratos, o Módulo de Contratos do Sigef (Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal). A implantação do módulo proporcionará mais controle na utilização dos recursos públicos para contratação pelo Governo do Estado de fornecedores de materiais e prestadores de serviços.
A Secretaria de Estado da Administração, por meio da Diretoria de Gestão de Materiais e Serviços, é responsável pela gestão do Módulo de Contratos. E a Diretoria de Contabilidade Geral da Secretaria de Estado da Fazenda é o órgão responsável pela manutenção e evolução do Sigef. “Antes da vinculação ao sistema Sigef, os contratos eram gerenciados de forma independente e não existia banco de dados único de contrato de materiais e serviços. Agora será possível monitorar e rastrear 100% desses contratos”, afirma o secretário da Administração, Milton Martini.
O treinamento dos servidores, acompanhado por técnicos da Administração, Fazenda e Ciasc (Centro de Informática e Automação de Santa Catarina), segue nas próximas semanas com funcionários das demais secretarias, fundações e empresas públicas. Os Poderes Legislativo e Judiciário também poderão utilizar a ferramenta. A intenção é que a partir de dezembro todos os órgãos do Poder Executivo passem a utilizar o módulo. No mês de novembro, começa um projeto-piloto com as secretarias de Educação, Administração e Fazenda.
"Além do aprimoramento da gestão dos contratos, esse novo módulo também vai fomentar a transparência da gestão pública estadual, a partir do momento em que as informações forem disponibilizadas no Portal da Transparência do Poder Executivo de Santa Catarina ”, observa o secretário da Fazenda, Nelson Serpa.
Fontes: Secretaria de Estado da Administração e Secretaria de Estado da Fazenda