terça-feira, 29 de novembro de 2011, às 23:00h.
Evento serviu também para debater a necessidade de integração entre os diferentes sistemas administrativos do Estado, discutindo a atuação da DCOG, dos contadores e da Secretaria da Fazenda no processo
A Diretoria de Contabilidade Geral (DCOG), da Secretaria da Fazenda, por meio da Gerência de Estudos e Normatização Contábil (Genoc), em parceria com a Escola Fazendária, a Diretoria Administrativa e Financeira e com o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), realizou, entre os dias 28 e 29 de novembro, o Seminário de Avaliação e Planejamento da DCOG - 2011. O evento teve como objetivo principal a disseminação de conhecimentos relacionados ao controle interno, à contabilidade e ao planejamento das atividades para 2012.
Com a participação de mais de 150 servidores estaduais, entre contadores da Fazenda estadual, gestores financeiros do controle interno dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, além de convidados dos Poderes Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas, o seminário abordou diferentes temas. Destaque para:
- "Novo Marco Regulatório do Relatório de Controle Interno";
- "Procedimentos para encerramento do exercício e novas rotinas contábeis";
- "Transparência da Gestão Pública Estadual: o portal Prestando Contas";
- "Sistema do Controle Interno do Poder Executivo Estadual: a atuação dos contadores da fazenda estadual";
- "A Fiscalização do TCE/SC e o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual", ministrada pelo diretor de Controle da Administração Estadual do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Névelis Scheffer Simão, demonstrando a parceria entre a egrégia corte de contas e a Secretaria da Fazenda.
Durante todas as apresentações foi enfatizada a evolução da informação e do controle, com enfoque preventivo e orientativo. Os participantes também abordaram a necessidade de integração constante entre os diferentes sistemas administrativos do Estado, discutindo a atuação da DCOG, dos contadores e da Secretaria da Fazenda no processo.