quarta-feira, 25 de setembro de 2013, às 12:13h.

Grupo reúne-se trimestralmente para tratar de temas relacionados com finanças públicas, transparência pública e Contabilidade Aplicada ao Setor Público

O Grupo Técnico de Contabilidade do GEFIN/CONFAZ, formado por contadores gerais dos Estados, reuniu-se nesta quarta-feira, 25 de setembro, em Belo Horizonte, para debater temas relacionados com a Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Estiveram presentes representantes de 16 Estados e do Distrito Federal.

Entre os temas debatidos, destacaram-se a implementação do Sistema de Coleta de dados Contábeis e Financeiros (SICONFI); a implementação dos procedimentos Contábeis Específicos (FUNDEB, PPPs, Operação de Crédito, RPPS, Dívida Ativa, Precatórios e Consórcios Públicos); e a experiência de Minas Gerais na Convergência Contábil.

O subsecretário de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Gilvan Dantas, compartilhou os trabalhos realizados pela União para implementar a convergência contábil. “É muito importante para a STN a aproximação institucional com o fórum dos Contadores Gerais dos Estados reunidos no GT Contabilidade/GEFIN”, destacou.

O Diretor de Contabilidade Geral da SEF/SC e Coordenador do GT Contabilidade GEFIN, Adriano Pereira, comentou a importância do intercâmbio de experiências entre os Estados. “Percebe-se um avanço dos Estados na adequação ao padrão internacional, que facilitará a implementação da contabilidade gerencial, com foco na produção de informações aos gestores e à sociedade”, afirmou Pereira.

Estiveram representados Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Sobre o GEFIN – O Grupo de Gestores das Finanças Estaduais reúne representantes das Secretarias de Fazenda dos estados brasileiros e tem por objetivo prestar assessoria aos Secretários reunidos no CONFAZ, promover o intercâmbio de experiências, padronização de procedimentos, soluções e sistemas nas áreas de gestão fiscal, programação e gestão financeira, execução orçamentária e financeira entre as unidades federativas.

O Grupo Técnico – GT Contabilidade/GEFIN reúne trimestralmente os Contadores Gerais dos Estados para tratar de temas relacionados com finanças públicas, transparência pública e Contabilidade Aplicada ao Setor Público.