Pular para conteúdo principal

terça-feira, 29 de maio de 2012, às 12:48h.

Readequação permitirá que 58% dos 164 eventos programados para o período 2012/2014 sejam realizados de forma não presencial

A Secretaria da Fazenda de Santa Catarina acaba de aprovar o Plano de Capacitação para o período 2012/2014. A principal novidade foi a ampliação do número de cursos a distância – 58%, no total – com o objetivo de diminuir custos. A medida significa uma redução de R$ 2 milhões no uso de recursos públicos para investir na capacitação profissional dos servidores fazendários.

“Esse é um exemplo de boas práticas que podem ser adotadas na administração pública e desejamos que a medida se estenda a todos os órgãos do governo”, afirma o secretário-adjunto de Estado da Fazenda, Almir José Gorges, que havia determinado ao grupo responsável pelo desenvolvimento do plano observar a necessidade de economia, reduzindo os cursos presenciais.

A elaboração do Plano de Capacitação 2012/2014 foi coordenada pela Escola Fazendária em parceria com as diretorias da Fazenda Estadual. Após o levantamento das necessidades, a definição de diretrizes teve como foco buscar a formação técnica do servidor para uso adequado e eficaz de ferramentas e sistemas que priorizem a qualidade do atendimento aos usuários dos serviços da Secretaria da Fazenda.

O plano prevê 164 eventos, num total de 3.398 horas de capacitação, com 6.670 vagas distribuídas entre servidores da sede e das regionais. Estão previstos dois cursos em nível de especialização (Direito Tributário e Contabilidade Pública e Controle Interno). O investimento será de R$ 3,1 milhões, com recursos do Projeto de Gestão Fiscal (Profisco), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).