Pular para conteúdo principal

quarta-feira, 11 de junho de 2014, às 17:04h.

Projeto da unidade sul catarinense está pronto e prevê investimentos de US$ 2,7 bilhões

A multinacional TransGas Development Systems, por meio de seu diretor Adam Victor, apresentou na noite de terça-feira, 10, no Ministério de Minas e Energia (MME), o projeto para implantação da fábrica de fertilizantes a partir do processamento de carvão e seu rejeito no Sul catarinense. Acompanhado pelo vice-governador Eduardo Pinho Moreira e comitiva, Victor salientou a importância da planta, uma vez que o Brasil não é autossuficiente na produção de fertilizantes (nitrato de amônia e ureia). “É uma solução mais econômica e viável para o Brasil utilizar suas reservas paradas”, salientou.

O interesse dos investidores que compõem a TransGas (ThyssenKrupp, ACS Industrial e The Linde Group) partiu do crescimento do consumo de fertilizantes pela força da agricultura brasileira que, atualmente, importa 82% dos fertilizantes utilizados na produção. Além disso, nos dias atuais, 21% do custo dos alimentos correspondem ao valor do fertilizante. “Uma vez produzido no Brasil, há a garantia de um preço menor e, consequentemente, de uma vantagem competitiva”, acrescentou o investidor.

O projeto da unidade sul catarinense está pronto e prevê investimentos de US$ 2,7 bilhões. A usina será instalada em uma área de 100 hectares, com expectativa de início da construção em um ano e operação em 39 meses após a conclusão das obras. Cada planta tem produção estimada de 2,1 milhões de toneladas de fertilizantes por ano. “Serão gerados aproximadamente cinco mil empregos diretos na construção e mais de um mil na operação. No que depender do Governo do Estado, estaremos sanando e resolvendo rapidamente todas as questões para viabilizar este projeto, para torná-lo realidade, uma vez que causará impacto positivo em toda infraestrutura e economia locais”, destacou Pinho Moreira.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; o secretário-executivo do MME, Márcio Zimmermann; o ministro da Agricultura, Neri Geller; e o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, João Alberto De Negri, também garantiram apoio para a liberação das licenças necessárias.

Integraram a comitiva a secretária de Articulação Nacional, Lourdes Martini; o secretário da Fazenda, Antônio Gavazzoni; o secretário-adjunto da Saúde, Acélio Casagrande; o deputado estadual Valdir Cobalchini; os deputados federais Ronaldo Benedet e Paulo Bornhausen; o senador Luiz Henrique da Silveira; o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan; e ex-secretário de Assuntos Internacionais, Alexandre Fernandes.

Sobre a TransGas

A TransGas é uma empresa global de desenvolvimento de projetos e soluções inovadoras e limpas para a produção de energia e produtos químicos. Fundada em 1981 e baseada na cidade de Nova Iorque (EUA), a TransGas reúne como parceiros estratégicos as empresas líderes em desenvolvimento de grandes projetos industriais do mundo. O patrimônio conjunto do grupo de parceiros da TransGas ultrapassa meio trilhão de dólares.

A TransGas realizou sua primeira missão de prospecção de oportunidades de investimento no Brasil em dezembro do ano passado em diversos estados brasileiros. Em Brasília, a empresa foi recebida pelo senador Luiz Henrique da Silveira e representantes do Governo de Santa Catarina. Executivos da TransGas estiveram também em Criciúma.

*Com informações de Fernanda Rodrigues