quinta-feira, 1 de dezembro de 2011, às 23:00h.

Reunião foi realizada em Fortaleza (CE) e destacou, entre outros assuntos, a Lei de Acesso à Informação e a importância de troca de experiências entre os Estados

A contabilidade aplicada ao setor público foi o principal tema de encontro realizado, na quarta-feira (30), em Fortaleza (CE), pelo Grupo Técnico de Contabilidade do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), órgão do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). A reunião contou com a representação de servidores da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina e de outros 13 Estados (AL, CE, ES, MA, MG, MT, PA, PB, PE, PI, RJ, RS e SP).

No evento, os representantes discutiram a Lei de Acesso à Informação, a experiência do Estado do Mato Grosso na adaptação dos Sistemas de Informação para a Nova Contabilidade e o interesse dos Estados na reorganização do Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem) para atender o Novo Plano de Contas e Normas Contábeis. Ainda na reunião, o contador da Fazenda Estadual e assessor do Diretoria de Contabilidade Geral (DCOG), Flávio George Rocha, falou sobre a necessidade de contabilização dos créditos a receber e renúncia de receita.

Na quinta-feira (1º), o diretor de Contabilidade Geral da SEF e coordenador do Grupo Técnico de Contabilidade do Gefin, Adriano de Souza Pereira, apresentou o resumo das ações realizadas no trimestre e as demandas dos contadores dos Estados para a coordenação do grupo. Pereira destacou, ainda, a importância da troca de experiências entre os Estados para viabilizar a adequação dos sistemas de informação às Normas Internacionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (IPSAS).