sexta-feira, 30 de novembro de 2012, às 12:55h.
Encontro reuniu representantes das instituições de controle interno de todo o país para discutir Lei de Acesso à Informação, corrupção e qualidade no trabalho do auditor
A Secretaria da Fazenda de Santa Catarina participou, nos dias 29 e 30 de novembro, da 5ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em São Luís, no Maranhão. O encontro reuniu representantes de todo o país para troca de experiências e discussão sobre corrupção, Lei de Acesso à Informação e apresentação do “Diagnóstico do Controle Interno”. O representante oficial de Santa Catarina no Conaci é o secretário de Estado da Fazenda, que foi representado pelo auditor interno do Poder Executivo, Frederico da Luz.
Na quinta-feira (29), a superintendente de Prevenção à Corrupção e Informações Estratégicas de Goiás, Maria d’Abadia Brandão, deu uma palestra sobre a Metodologia de Mapeamento de Risco de Corrupção. Maria relatou a experiência da Controladoria Geral do Estado de Goiás no combate às práticas de corrupção, utilizando uma metodologia desenvolvida para a Controladoria Geral da União para três ministérios: Transporte, Cultura e Desenvolvimento Social.
Também foi apresentada a pesquisa “Diagnóstico do Controle Interno”. A exposição foi focada no relatório do Diagnóstico do Perfil de Recursos Humanos dos Órgãos de Controle Interno dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal, que tem o objetivo de demonstrar o perfil dos recursos humanos dos órgãos estaduais de controle interno do Brasil, levando em conta a quantidade e qualificação dos auditores e existência de plano de carreira específico para a função. O próximo passo do diagnóstico é a elaboração de um estudo sobre a estrutura e o funcionamento das instituições membros do Conaci.
Nesta sexta-feira (30), o destaque foi a palestra do political officer da embaixada americana no Brasil, Christopher Jester, abordando a implementação do acesso à informação e da transparência no contexto internacional. E, logo depois, a apresentação da Pesquisa atualizada sobre a implementação das leis nos Estados, Distrito Federal e municípios.
Fonte: Assessoria Conaci