Pular para conteúdo principal

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011, às 23:00h.

Contribuições ao Fundo para Infância e Adolescência realizadas até dia 29 de dezembro poderão ser deduzidas no imposto de renda do ano que vem

Esta época de fim de ano, festas e solidariedade é um momento oportuno para fazer contribuições ao Fundo para Infância e Adolescência (FIA). Até o dia 29 de dezembro (próxima quinta-feira) é possível fazer a doação e ainda deduzir parte do valor no imposto de renda do ano que vem. "Todos os catarinenses que quiserem contribuir com o FIA poderão doar sem preocupação, pois temos a certeza da destinação correta desses recursos, aplicados para proteger a infância e a juventude", destaca o secretário da Fazenda, Nelson Serpa.

Regulamentado pela lei federal 8.981/95, os recursos do fundo, hoje vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Educação, são aplicados conforme as demandas e prioridades apuradas pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente. O FIA pode custear, por exemplo, programas de atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência; de incentivos à guarda e adoção; erradicação do trabalho infantil e profissionalização dos adolescentes.

A Secretaria da Fazenda é um dos parceiros da campanha de incentivo a doações ao FIA, promovida pelo Governo do Estado, por meio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. O Ministério Público de Santa Catarina, o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina, Tribunal de Contas do Estado, Conselho Nacional de Procuradores-Gerais e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) também estão engajados na ação.

Para doar, acesse o site: http://www.sst.sc.gov.br/