Pular para conteúdo principal

sexta-feira, 14 de setembro de 2012, às 15:18h.

Ações das áreas de Contabilidade, Captação de Recursos e Dívida Pública foram abordadas durante o encontro

A Secretaria da Fazenda de Santa Catarina participa, entre quinta (13) e sexta-feira (14), da 34ª Reunião Ordinária do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), na cidade do Rio de Janeiro. O Gefin tem como objetivo prestar assessoria aos secretários reunidos no Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) e promover a padronização de procedimentos, soluções e sistemas nas áreas de gestão fiscal e financeira entre as unidades federativas.

Nesta quinta, às 14h, o diretor de Contabilidade Geral da Fazenda, que coordenada o Grupo de Trabalho de Contabilidade do Gefin, Adriano de Souza Pereira, participou da apresentação do relatório de consultoria sobre a Convergência às Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (IPSAS). “O relatório servirá como referencial para a implementação da convergência nos Estados, pois mostra a situação em relação aos procedimentos adotados e integração dos sistemas de informação em operação”, explica Pereira.

A Gerente de Captação de Recursos da Diretoria de Captação de Recursos e Dívida Pública da Fazenda, Simone de Souza Becker, apresentou na sequência as propostas que serão enviadas pelos Estados à União com o objetivo de alavancar as doações ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Simone também participou dos trabalhos do GT de Receitas de Transferências.

Ainda na tarde de quinta-feira, o diretor de Captação de Recursos e da Dívida Pública da SEF, Wanderlei Pereira das Neves, expôs os trabalhos do GT de Dívida Pública. “Destacamos as ampliações da margem de endividamento dos Estados e das alternativas para o refinanciamento de dívidas com outros agentes financeiros”, ressaltou o diretor.

Estão presentes na reunião ainda a procuradora do Estado, Jocélia Aparecida Lulek, em exercício no gabinete da Secretaria da Fazenda, que se integrou ao Grupo de Trabalho dos Procuradores, recém-constituído a pedido do Confaz, e o contador da Fazenda Estadual, Vagner Alonso Pacheco, que atua na Diretoria do Tesouro Estadual.