sexta-feira, 19 de julho de 2024, às 09:13h.

Fotos: Filipe Scotti/Fiesc

As mudanças previstas no pacote tributário preparado pela Secretaria de Estado da Fazenda entraram na pauta da reunião da Câmara de Assuntos Tributários da FIESC realizada nesta quinta-feira (18). Em quase duas horas de conversa, o secretário Cleverson Siewert e o diretor Dilson Takeyama (DIAT) detalharam as nove alterações na legislação e as dez medidas de incentivo fiscal para setores estratégicos da economia catarinense para cerca de 100 empresários catarinenses. Dois dos quatro projetos de lei já estão tramitando na Assembleia Legislativa - os outros dois devem ser encaminhados nos próximos dias para a análise dos parlamentares. A expectativa do Governo do Estado é de que o pacote seja aprovado em agosto.

O secretário destacou que nenhuma mudança na legislação tributária prevê o aumento de impostos - este é um dos compromissos do governador Jorginho Mello. O objetivo do Governo do Estado é manter o status diferenciado de SC quanto à segurança jurídica oferecida aos contribuintes. Cleverson Siewert explicou ainda como a SEF/SC vem trabalhando para analisar os pedidos de novos incentivos fiscais e observou que o Governo do Estado tem condições de incentivar setores estratégicos para a economia catarinense porque está com as contas equilibradas e em dia.

“Uma das prioridades do governador Jorginho Mello é incentivar o desenvolvimento econômico do Estado. E é diante deste objetivo e com total transparência que estamos recebendo as demandas do setor produtivo. Os critérios para a concessão de qualquer estímulo fiscal leva em conta as contrapartidas que serão dadas pelas empresas em investimento, geração de emprego e renda. É com base nessas informações e na análise cuidadosa do mercado que estamos trabalhando e preparando pacotes que são enviados à Assembleia Legislativa a cada semestre”, disse.

O pacote tributário que está na Alesc tem o objetivo de assegurar a manutenção de quase 230 mil empregos diretos e indiretos e atenderá cerca de 700 empresas catarinenses. As nove mudanças na legislação tributária não vão levar ao aumento de impostos como o ICMS e o ITCMD - muitas delas têm de ser realizadas para adequar a legislação estadual às novas regras impostas pela Reforma Tributária. Já o impacto financeiro das dez medidas será de R$ 191,1 milhões no primeiro ano, R$ 127,3 milhões no segundo e R$ 102,3 milhões no terceiro ano em diante (clique aqui e veja a matéria que detalha o pacote tributário).

Diálogo - Presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar destacou a disposição do secretário Cleverson Siewert e de toda a equipe da Fazenda em ouvir o setor produtivo, o que demonstra a boa vontade do Governo do Estado em reconhecer a importância da indústria para o desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina. “Nosso objetivo é manter os investimentos em Santa Catarina”, disse Aguiar.

Já o presidente da Câmara de Assuntos Tributários da FIESC, Thiago Fretta, destacou a proatividade da Fazenda em procurar o setor produtivo para expor as medidas e destacou que a FIESC vai encaminhar as propostas para considerações dos sindicatos que representa para colher contribuições. “Com total transparência e envolvidos neste espírito de colaboração, nós queremos escutar vocês, discutir todos os temas e propostas, trocar ideias e até mesmo rever ações quando entendemos que é necessário porque não temos compromisso com o erro”, destacou Siewert.

Além do secretário Cleverson Siewert e do diretor Dilson Takeyama, participaram da reunião na Câmara de Assuntos Tributários da FIESC o consultor executivo Julio Cesar Marcellino Jr. e os auditores fiscais Renato Pescarini e Alana Diodato.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

Rosane Felthaus (48) 3665-2504