sexta-feira, 17 de agosto de 2012, às 14:40h.

Empresa Gran Mestri, que recebeu incentivos fiscais do governo, inaugura instalações em Guaraciaba neste sábado (18) com geração de 200 empregos diretos

Santa Catarina receberá um complexo internacional de produção de queijos, que transformará a região Oeste do Estado em uma zona exclusiva de elaboração do grana padano, considerada a variedade mais nobre do mundo. A inauguração da Gran Mestri, que inicia as atividades do parque industrial de Guaraciaba, ocorrerá às 14h30min deste sábado, 18, e contará com a presença do governador Raimundo Colombo. A empresa recebe do Governo do Estado, por meio do Pró-Emprego, da Secretaria de Estado da Fazenda, diversos incentivos fiscais que contribuem para o incremento dos níveis de emprego e renda da região.

A nova indústria possui uma área construída de 12 mil metros quadrados, gerando 200 empregos diretos e com faturamento previsto em R$ 150 milhões ao ano. Há uma década a Gran Mestri introduziu a espécie de queijo grana padano no Brasil, reproduzindo as mesmas características dos elaborados na Itália, e agora inaugura um complexo que será referência na América Latina. “Estamos focados na qualidade exigida por este queijo nobre e no rigoroso controle diário de todos os lotes e etapas da cadeia produtiva, com o acompanhamento de mestres queijeiros europeus, para garantir a essência de um produto diferenciado e especial”, explica Acari Menestrina, proprietário da empresa.

Para a implantação da indústria, a Gran Mestri recebeu o diferimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição de bens e materiais e na importação de equipamentos. “Vemos na nossa região outros exemplos com com incentivos fiscais. É uma forma do Governo fomentar o desenvolvimento da região”, explica o secretário regional de São Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli.

Foram investidos R$ 28 milhões na unidade que possui capacidade para 1 milhão de quilos de queijos. Além da tecnologia e equipamentos 100% italianos, a nova planta industrial tem localização estratégica - junto à BR-163, entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira, na rota da fronteira entre Brasil e Argentina.

Fonte: Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e SDR São Miguel do Oeste