sexta-feira, 14 de setembro de 2012, às 19:15h.

Encontro, realizado no Rio de Janeiro, foi considerado um marco na socialização de experiências nacionais e internacionais

O Estado de Santa Catarina foi representado no Seminário Internacional de Sistemas de Administração Financeira nos Estados Brasileiros, que ocorreu nos dias 11 e 12 de setembro, no Rio de Janeiro. Organizado pelo Gefin (Grupo de Gestores das Finanças Estaduais), BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), FMI (Fundo Monetário Internacional) e Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro, o encontro teve como principal objetivo debater o estágio de desenvolvimento das soluções tecnológicas e de accountability (prestação de contas) dos Estados e de países representados no evento.

O diretor de Captação de Recursos e Dívida Pública da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, Wanderlei Pereira das Neves participou, na terça-feira (11), do painel “Estratégias de Desenvolvimento e Implantação de Sistemas de Administração Financeira (SIAF)”, no qual apresentou as estratégias adotadas pelo Estado na contratação, desenvolvimento e implementação do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (Sigef) – utilizado pelo Governo de SC na elaboração do orçamento e pagamentos –, trabalho que coordenou de 2003 a 2010.

Já na quarta-feira (12), o diretor de Contabilidade Geral da SEF, Adriano de Souza Pereira, apresentou a experiência do Estado de Santa Catatina no processo de convergência contábil durante o painel “Experiência Internacional na Implantação da Convergência Contábil”, comandado pelo alemão Thomas Muller-Marqués Berger, membro do Conselho das Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Público desde 2009.

O diretor abordou os trabalhos da Contabilidade do Estado, com destaque para três pilares de sustentação do processo de convergência: o corpo técnico da diretoria, o Sigef e o trabalho do GTCON/SC, na revisão das rotinas contábeis e implementação do Novo Plano de Contas. Além disso, Pereira enfatizou o papel da diretoria na coordenação do Sigef e Portal da Transparência. “Temos como desafio traduzir os dados em informação para a tomada de decisão dos gestores, fomentar a transparência e evoluir para a mensuração dos custos dos serviços públicos”, afirmou.

Também representou o Estado no seminário internacional o presidente do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), João Rufino de Sales, que proferiu apresentação sobre o desenvolvimento do sistema Sigef no painel “Experiência de Empresas Públicas Consultoras em SIAF”.