quarta-feira, 21 de agosto de 2024, às 12:17h.

Foto: Divulgação CLP

Santa Catarina é destaque mais uma vez na pesquisa nacional que mostra o Ranking de Competitividade dos Estados. No ranking geral, o Estado aparece em 2° lugar, atrás apenas de SP. Já na região Sul do País o estado catarinense ficou em primeiro. “São Paulo é praticamente um país, e ficar atrás apenas deles no ranking de competitividade, é quase a mesma coisa que ficar em primeiro”, comemora o governador Jorginho Mello.

O estudo foi realizado pelo Centro de Liderança Política (CLP) e avalia diferentes áreas. Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira, 21, em Brasília. Participaram do evento os governadores Jorginho Mello; Renato Casagrande, do Espírito Santo; Raquel Lira, de Pernambuco; Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul; e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul; além de prefeitos, ministros, senadores e secretários de Estado.

“Os números mostram que Santa Catarina está no caminho certo. Muito orgulho de estarmos com tanto destaque no cenário nacional, resultado do trabalho do governador Jorginho Mello e de toda a equipe que compõe o governo”, enfatizou a secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco, que acompanhou o governador na solenidade realizada na capital federal.

De acordo com a pesquisa, Santa Catarina está em primeiro lugar no quesito Segurança Pública, com destaque para a segurança pessoal, segurança patrimonial e qualidade da informação de criminalidade, a transparência com os dados.

Para o governador Jorginho Mello, o resultado é consequência, além de investimentos na área, também dos números de empregos. Ele acredita que quanto menor o percentual de desemprego, menor a violência. “Santa Catarina tem a menor taxa percentual de desemprego do país, 3,2%. Se o cidadão tem o que fazer, tem o trabalho dele, a violência cai drasticamente”, afirma.

Os indicadores são distribuídos em 13 pilares fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Santa Catarina também liderou o ranking nos quesitos “Capital Humano” e “Sustentabilidade Social”. Além disso ficou em terceiro lugar em “Inovação”, “Infraestrutura” e “Eficiência da Máquina”.

Sobre o ranking

A pesquisa avaliou 404 cidades brasileiras — a exata quantidade de municípios com população acima de 80 mil habitantes, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para o levantamento, o CLP utilizou 65 indicadores de áreas que são consideradas fundamentais para a competitividade municipal. São analisados, por exemplo, a taxa de matrícula no ensino básico, o tempo para abertura de empresa e a velocidade de desmatamento ilegal.

“A cultura de tomada de decisão a partir de evidências pode tornar o setor público brasileiro muito mais eficiente. O ranking é uma ferramenta primordial quando falamos de efetividade de políticas públicas formuladas a partir de diagnóstico, indicadores consolidados e análise de desempenho. É uma iniciativa que leva o setor público a tomar, cada vez mais, as decisões com base em informações e, cada vez menos, em opiniões”, destaca Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP.

:: Confira aqui os números de Santa Catarina no Ranking

Escrito por: