sexta-feira, 21 de julho de 2023, às 14:18h.

A agência internacional de classificação de risco S&P Global Ratings melhorou a perspectiva sobre Santa Catarina quanto ao risco de crédito, o que contribui com a imagem do Estado em relação à capacidade de honrar suas dívidas e atrair novos investimentos. Segundo a agência, a nova classificação reflete o fortalecimento do perfil financeiro de SC devido às políticas fiscais prudentes adotadas. O rating catarinense, que representa a classificação de risco, subiu de "brAA" para "brAA+" na escala nacional e de "B+" para "BB-" na escala global, considerada o teto por ser o mesmo patamar atribuído ao país.

As agências utilizam tabelas de letras para definir as notas de crédito. Quanto melhor a escala, mais seguro o Estado pode ser considerado pelos investidores, como é o caso de Santa Catarina nesta nova avaliação.

Em comunicado divulgado nesta semana, a agência destaca que o Governo de SC vem trabalhando em um amplo programa de ajuste fiscal (Pafisc) desde a posse do governador Jorginho Mello. A análise dos técnicos, que estiveram no Centro Administrativo e conversaram com diferentes secretarias e gestores, é que o Poder Executivo vem tomando medidas para “alinhar as prioridades de despesas diante de um cenário de desaceleração das receitas”.

Foto: Ricardo Trida/SECOM

A avaliação da S&P conferiu ao Estado uma perspectiva "estável", demonstrando a confiança de que SC implementará medidas de contenção das despesas correntes e de capital para compensar a desaceleração da arrecadação com a redução do ICMS em 2022 e o crescimento econômico menor. “Políticas fiscais prudentes permitirão que o desempenho fiscal do Estado permaneça relativamente equilibrado e a carga de endividamento continue diminuindo”, destaca outro trecho do comunicado da S&P Global Ratings.

"A avaliação mostra o compromisso do nosso governo em honrar suas obrigações financeiras com planejamento e seriedade. Mostramos que somos um Estado bom pagador e temos uma gestão responsável. Esse resultado também é fruto do esforço de todos os catarinenses que produzem e fazem a roda da economia girar. Com políticas fiscais prudentes e muito trabalho, vamos ganhar cada vez mais a confiança de quem quer investir e contribuir para o crescimento de Santa Catarina", analisou o governador Jorginho Mello.

Secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert entende que a avaliação favorável atribuída a SC confirma o êxito das medidas do ajuste fiscal encaminhadas por meio do Pafisc, lançado no final de março. "A nova classificação não reflete apenas os indicadores econômicos de Santa Catarina, mas também o reconhecimento dos analistas de que a nossa administração está comprometida em manter o desempenho fiscal do Estado equilibrado e é capaz de alcançar resultados ainda melhores. Com uma gestão eficiente, focada na inovação e na modernização dos processos, podemos melhorar as finanças públicas e manter Santa Catarina numa curva contínua de crescimento", reforça Siewert.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

Rosane Felthaus (48) 99125-8513