sexta-feira, 6 de setembro de 2013, às 12:24h.

Trabalho será realizado pela Diretoria de Contabilidade Geral (DCOG) sob a coordenação do GTCustos, instituído em fevereiro

Calcular o custo por aluno de 30 escolas de Santa Catarina será o primeiro desafio do Grupo de Trabalho de Apuração de Custos, instituído por decreto em fevereiro deste ano, no âmbito da Diretoria de Contabilidade Geral (DCOG/SEF) . Em caráter experimental, o projeto Custo da Educação terá abrangência estadual. Serão selecionadas cinco escolas de seis diferentes regiões do Estado: Meio Oeste, Oeste, Norte, Sul, Vale e Litoral. O trabalho será executado por oito contadores da SEF, sob a coordenação do GTCustos, e deve estar concluído até o final de outubro.

"Apurar custos é um desafio gigante para a área pública. Muitas pessoas duvidam, mas nós estamos aqui para provar que isso é possível", disse Adriano de Souza Pereira, diretor da DCOG, nesta quinta-feira, durante a primeira reunião de trabalho do projeto. "Queremos mostrar aos gestores a importância de saber quanto custa uma escola por aluno. Esse é um dos papéis do contador: subsidiar os gestores na tomada de decisão. E eu não tenho dúvida de que conhecer os custos é fundamental para a qualidade dos gastos públicos", acrescentou Pereira.

O projeto Custos da Educação é uma das duas linhas de trabalho do GTCustos. Paralelamente, o grupo está coordenando o desenvolvimento de um sistema que permitirá calcular o custo dos serviços públicos de forma automática. "As informações que vamos coletar nesse projeto das escolas vão subsidiar a adequação do sistema que estamos desenvolvendo", afirma Michele Roncalio, gerente de Estudos e Normatização Contábil (GENOC/DCOG). Ela coordena o GTCustos, também integrado por Roberto Fialho (GENOC), e Mário Gentil, da Gerência de Sistema de Gestão Fiscal (GESIF/DCOG).

Assessoria de Comunicação SEF

Aline Cabral Vaz/Cléia Schmitz