segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022, às 17:07h.

As assinaturas de adesão dos principais municípios de Santa Catarina ao Plano 1000 seguem em ritmo acelerado. Mais 18 prefeituras firmaram compromisso com o Governo do Estado nesta segunda-feira, 7, e receberão R$ 717 milhões para obras estruturantes ao longo dos próximos cinco anos. Foram contempladas as cidades de Araquari, Barra Velha, Caçador, Capinzal, Dionísio Cerqueira, Gaspar, Imbituba, Indaial, Itapema, Itapoá, Laguna, Orleans, Pomerode, Rio Negrinho, Seara, Tijucas, Urussanga e Xaxim.

Os prefeitos foram recebidos pelo governador Carlos Moisés na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, para a solenidade de adesão. Segundo o chefe do Executivo estadual, o Plano 1000 representa a maior iniciativa municipalista da história de Santa Catarina, com investimento de R$ 7,3 bilhões até 2026. Nesta segunda-feira, firmaram compromisso cidades das regiões Norte, Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Meio-Oeste, Oeste e Extremo Oeste.

“Hoje, nós temos aqui prefeitos das mais diferentes regiões e filiações partidárias. Não existe mais geografia das urnas. Todos receberão os recursos proporcionais à população do seu município. Isso significa tratar de maneira igualitária não apenas a classe política, mas a população de Santa Catarina. Esses valores serão usados em obras que planejem a Santa Catarina do futuro, com mais desenvolvimento e qualidade de vida”, diz Carlos Moisés.

Com o Plano 1000, os municípios catarinenses receberão recursos equivalentes a R$ 1 mil por habitante, conforme a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) para o ano de 2021. Segundo o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, o Governo do Estado já está atuando para agilizar a avaliação dos projetos apresentados pelas prefeituras. O objetivo é fazer com que as obras e os desembolsos comecem da maneira mais rápida possível. O secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, reafirmou que a intenção do Plano 1000 é realizar obras que busquem o desenvolvimento futuro de Santa Catarina.

Os recursos serão liberados mediante aprovação dos projetos pelos técnicos do Governo do Estado. Eles devem contemplar obras estruturantes em áreas como infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento social e que impactem no desenvolvimento regional.

Os atos de adesão ao Plano 1000 tiveram a presença dos deputados federais Darci de Matos e Ricardo Guidi, dos deputados estaduais Moacir Sopelsa, Dirce Heiderscheidt, Jerry Comper, Júlio Garcia, Valdir Cobalchini, Vicente Caropreso, Mauro de Nadal, Marlene Fengler, Maurício Eskudlark, Paulinha, Ricardo Alba, Romildo Titon, Volnei Weber, Jair Miotto e José Milton Scheffer, além dos prefeitos contemplados.