Pular para conteúdo principal

terça-feira, 20 de agosto de 2013, às 19:49h.

Envolvidos fazem parte de uma organização que utiliza notas falsas para fraudar o pagamento de ICMS

Uma força-tarefa integrada por Secretaria de Estado da Fazenda, Ministério Público de Santa Catarina, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, em parceria com Receita Federal do Brasil e Instituto Geral de Perícias do Estado, está cumprindo desde o início da manhã desta terça-feira, 20 de agosto, nove mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão contra comerciantes de carne da região do Vale do Itajaí. Os envolvidos fazem parte de uma quadrilha que utiliza notas falsas para fraudar o pagamento de ICMS. Uma coletiva à imprensa será realizada às 14 horas de hoje, no Fórum de Itajaí.

As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Itajaí, atendendo pedido da Promotoria Regional da Ordem Tributária. As investigações começaram há oito meses após denúncias recebidas pelo Fisco Estadual e pela Receita Federal. A quantificação dos prejuízos aos cofres públicos depende de apuração em auditoria fiscal relacionada à venda não submetida à tributação e falsa destinação de notas fiscais. Os equipamentos de informática e demais documentos apreendidos durante a busca serão utilizados para mensurar o tamanho da fraude. Testemunhas serão ouvidas no decorrer da semana.

POR QUE OPERAÇÃO “NOTA BRANCA”:

NOTA BRANCA é como se chama o documento extra fiscal utilizado pelos motoristas para saberem onde fazer a entrega das mercadorias

ENTREVISTA COLETIVA

Quando: HOJE, 20 de agosto, terça-feira, às 14 horas, no Fórum de Itajaí

Assessoria de Comunicação SEF

Aline Cabral Vaz/Cléia Schmitz

avaz@sef.sc.gov.br / cschmitz@sef.sc.gov.br

Coordenadoria de Comunicação Social do Ministério Público de SC

comso@mp.sc.gov.br