sexta-feira, 30 de setembro de 2011, às 14:59h.
Secretário da Fazenda, Ubiratan Rezende, a pedido do governador, forneceu informações sobre o perfil social, econômico e político de Santa Catarina
O secretário de Estado da Fazenda, Ubiratan Rezende, disse em palestra para 26 oficiais superiores da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), que o objetivo principal de qualquer organização hoje deve ser preparar equipes de pronta resposta sobre o ambiente em que operam.
"O futuro ficou reduzido ao presente imediato, fazer planejamento estratégico, prever e projetar ações para um triênio, por exemplo, nem é mais possível. É fundamental investir na capacidade da organização de responder com muita rapidez e flexibilidade às mudanças de contexto, sejam locais ou globais", apontou Rezende.
O secretário recebeu a comitiva no Centro Administrativo, na tarde quinta-feira, a pedido do governador Raimundo Colombo. Ofereceu informações sobre o movimento econômico, perfil político e social de Santa Catarina.
Disse que o Estado, como todos os demais, enfrenta dificuldades para manter seu alto custo de operação, decorrente de uma lógica política que precisa ser alterada, para colocar os interesses da sociedade acima daqueles dos grupos.
Santa Catarina também enfrenta, explicou, perdas na margem de manobra com relação à concessão de benefícios tributários. "A política social do governo do Estado vem sendo feita através dessa política de incentivos fiscais às empresas, na medida em que ajuda a manter o emprego nos centros urbanos de Santa Catarina, mas agora atingimos um ponto de equilíbrio."
A saída, indicou, será incentivar o desenvolvimento de pequenas e médias empresas em segmentos de tendência como o de serviços em tecnologia de informação.
Além do que, observou Rezende, se for aprovado no Confaz convênio que permite aos estados concederem um percentual de crédito tributário presumido em troca de obras de infraestrutura, Santa Catarina como os demais que aderirem, melhorará muito sua capacidade de investimento.
Viagem de estudos estratégicos - Os oficiais agradeceram a pontualidade, clareza e precisão da abordagem. A Eceme, que tem por missão formar oficiais para atuar como assessores nos altos escalões e para comandar o Exército, constituiu seis grupos que estão percorrendo todas as regiões do Brasil. Ao final, as informações serão trocadas em intercâmbio na sede da escola na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro.
Em Santa Catarina, a programação do grupo inclui painel militar da 14ª Brigada de Infantaria e 10º Batalhão de Engenharia de Construção, painel político no Centro Administrativo, painel econômico com Fiesc, Faesc e Fecomércio, painel científico-tecnológico com visitas à Olsen Indústria e Comércio e à Aerowega e painel cultural no Pelotão Cívico do 14º Batalhão de Caçadores.