terça-feira, 18 de outubro de 2011, às 23:00h.

Numa ação conjunta entre as duas entidades, os visitantes da festa em Itajaí poderão conhecer as atividades de ambas além do trabalho de controle social e educação para a cidadania

Quem passar pela 25a Marejada de Itajaí, uma festa típica portuguesa com exposições e gastronomia, poderá conferir um estande conjunto do Observatório Social e o Programa de Educação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda. No espaço está sendo realizada uma apresentação da entidade, além de explicações sobre o trabalho, com foco em assuntos como educação, fiscal, cidadania fiscal e transparência da gestão pública. É uma parceria do Observatório com as grandes entidades da sociedade civil organizada, a Receita Federal e a Secretaria da Fazenda do Estado.

O coordenador do Observatório, Jonas Tadeu Nunes, comenta que o coordenador do programa de Educação Fiscal do Estado, Lourenço Sogabe, está participando ativamente do trabalho "vestindo a camisa do Observatório". O livro de visitas do Observatório já registrou mais de 500 assinaturas no evento, até o momento. "Percebemos que muitas pessoas não sabiam o que era um Observatório, então explicamos que é um trabalho voluntário com foco no controle social e educação para a cidadania", diz, acrescentando que representantes de muitas entidades estão agendando visitas após o término da feira interessados em ajudar com voluntários e recursos financeiros. Entre os visitantes do estande também estiveram representantes de entidades, o prefeito, vereadores e deputados.

Uma equipe do Observatório está presente no estande no período da noite e nas tardes de quinta-feira e sábado, dias em que é realizada a "Marejadinha", evento direcionado às crianças. Os estudantes que visitam o estande são divididos em dois grupos, sendo que um grupo assiste a um filme e uma palestra curta sobre assuntos como educação fiscal e impostos e produz um desenhos sobre Educação Fiscal e Cidadania. Enquanto isso, o outro grupo participa de uma minigincana, com jogos como a pescaria da cidadania e brincadeiras relacionadas ao combate à pirataria.