quarta-feira, 30 de dezembro de 2020, às 17:02h.

Desde que iniciou a pandemia da Covid-19 no país, o Governo de Santa Catarina instituiu um grupo de trabalho formado por secretários de Estado, presidentes de autarquias e demais representantes do Poder Executivo, junto com o setor produtivo entre outras entidades, para avaliar o cenário econômico e discutir os impactos das medidas que estavam sendo adotadas.

Nesta quarta-feira (30), foi realizada a última reunião deste ano, onde foram realizadas avaliações sobre as medidas adotadas durante a semana, entre algumas ações do Governo catarinense anunciadas. “Hoje o governador Carlos Moisés anunciou o Recomeça SC, que será um programa de apoio de crédito permanente, voltado a empreendedores de cidades atingidas por eventos climáticos extremos. Além disso, prorrogamos o prazo de recolhimento de ICMS para estabelecimentos situados em municípios catarinenses que decretaram estado de calamidade pública ou situação de emergência, decorrentes de desastres climáticos”, disse a secretária de Estado da Fazenda (SEF/SC) em exercício, Michele Roncalio.

Por parte do Governo, além da secretária da SEF/SC, participaram desta última reunião o procurador-geral do Estado (PGE), Alisson de Bom de Souza; o secretário de Estado da Saúde (SES), André Motta; o secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural (SAR), Ricardo de Gouvêa; o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Celso Lopes de Albuquerque Junior; e o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Mané Ferrari. Participaram também presidentes das seguintes Federações: das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual (Fampesc), Rosi Dedekind; de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Fhoresc), Estanislau Bresolin; das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Ari Rabaiolli; do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), Bruno Breithaupt; da Agricultura e Pecuária (Faesc), José Zeferino Pedrozo; das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro), Claudio Post; e das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), Ivan Tauffer.

O Núcleo Econômico inclui, ainda, as Federações das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e dos Municípios (Fecam), além de representantes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público (MPSC). O próximo encontro ficou agendado para quinta-feira, 7 de janeiro de 2021.