Pular para conteúdo principal

sexta-feira, 16 de setembro de 2011, às 12:25h.

Diretor de Contabilidade Geral da SEF de Santa Catarina, Adriano de Souza Pereira, vai coordenar na próxima segunda-feira encontro de representantes de 19 estados

O diretor de Contabilidade Geral da Secretaria de Estado da Fazenda, Adriano de Souza Pereira vai coordenar a quinta reunião do Grupo de Trabalho Contabilidade do Gefin/Confaz, que reúne gestores financeiros de todo o Brasil. A reunião será dia 19, próxima segunda-feira, no Rio de Janeiro, e terá como pauta principal a adequação dos sistemas de informação para atender as novas normais de convergência contábil.

O catarinense é coordenador do GT Contabilidade e destaca a importância dessas reuniões técnicas para promover o intercâmbio de experiências na implementação das Normais Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (na sigla, em inglês, Ipsas).

Nesta edição, participam representantes das áreas de Contabilidade e de Tecnologia da Informação de 19 estados da Federação (Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins).

Além dos representantes desses estados, devem participar representantes do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda,  e da Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação (CCONF) vinculada à Secretaria do Tesouro Nacional.

O que será discutido

- Implementação do novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público: situação dos estados e trabalhos em andamento

- Adequação dos sistemas de informação para atender à Convergência Contábil

- Proposta de criação de Comitê Técnico Siafem

- Contratação de Consultoria do BID para diagnóstico dos estados sobre os procedimentos para implementação das normas internacionais e adequação dos sistemas de informação.