Pular para conteúdo principal

terça-feira, 3 de outubro de 2023, às 13:12h.

Encontro foi realizada nesta terça feira, 3, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis

O Governo do Estado apresentou minuta de projeto de lei para auxiliar o trabalho que viabiliza a prestação de serviços de conectividade e acesso à internet nas áreas rurais de Santa Catarina.

Um levantamento com informações preliminares feito pelo grupo de trabalho do Governo do Estado, compostos por equipes das secretarias da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Agricultura; da Fazenda; do Planejamento e da Casa Civil também foi apresentado aos deputados que compõem a Bancada do Oeste e a Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa.

“Precisamos elaborar um diagnóstico para saber exatamente quem necessita do acesso à internet, quantas pessoas são e em quais regiões do Estado, para termos condições de saber qual a tecnologia que vamos implantar e quais serão os valores necessários para fazer frente a esse processo e investimento”, apontou o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert.

Foram analisados 29 municípios que totalizaram em torno de 47 mil domicílios sem atendimento de internet, seja por fibra ótica seja por internet via celular. São cerca de 40 mil pessoas sem acesso à internet em seus endereços.

“Os dados mostram como podemos contribuir para melhorar a distribuição de internet nas regiões do interior do Estado. Levar conectividade a todos os cantos de Santa Catarina é um dos principais pilares na gestão do governador Jorginho Mello, já que é um fator importante para o desenvolvimento econômico“, destacou o secretário Marcelo Fett, da SCTI.

O projeto piloto será desenvolvido na região Oeste, mas a proposta é levar a conectividade a todas as regiões rurais dos 295 municípios. “Esse programa vem para valorizar e dar condições para os moradores do interior de Santa Catarina, que têm um papel fundamental no desenvolvimento do nosso Estado”, disse o secretário da Casa Civil, Estêner Soratto.

Como encaminhamento da reunião, ficou definido que será finalizado um projeto de lei sobre o assunto, envolvendo prefeituras, governo e iniciativa privada.

“Sabemos da importância da internet no campo para levar mais qualidade de vida à população, beneficiar o produtor rural e combater o êxodo rural dos nossos jovens. Por isso, a Celesc caminha junto do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa para discutir o tema e buscar soluções”, ressaltou o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa.

Com informações da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação