segunda-feira, 26 de dezembro de 2022, às 12:35h.

O governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, assinou um decreto autorizando a concessão do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi. O processo havia sido analisado e aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado. O próximo passo é a anuência da Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura do Governo Federal para que o edital de licitação possa ser publicado.

“É uma grande vitória para a aviação regional de Santa Catarina. Em 2019, o aeroporto de Jaguaruna estava com sérias restrições que colocavam em cheque a segurança dos usuários. Agora é referência na região Sul de SC. A concessão à iniciativa privada é mais uma conquista”, celebra o governador.

Com a concessão, o aeródromo passará a contar também com investimentos para viabilizar as operações de carga.

“Será um um divisor de águas para a economia não só da região, mas de Santa Catarina”, destaca o secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Alexandre Martins.

Quem vencer o certame administrará a estrutura pelos próximos 30 anos e, nos primeiros três anos, deverá realizar melhorias como o alargamento da pista de pouso e decolagem, a ampliação do terminal de passageiros e a modernização das ferramentas e dos processos. A secretária adjunta da Fazenda, Michele Patrícia Roncalio, explica que, em contrapartida, o Governo do Estado deverá realizar o aporte de R$ 41 milhões à concessionária, à medida que os investimentos forem realizados.

“A tendência é de que, com a ampliação, aumentem as ofertas de voos. O usuário contará com uma estrutura diferenciada, mais moderna e ampla”, explica o diretor de Desestatização e Parcerias da Secretaria da Fazenda, Ramiro Zinder.

Atualmente, o Aeroporto Regional do Planalto Serrano e o Aeroporto Regional Sul dividem a 2º colocação como as pistas de maior suporte/resistência de SC, o que possibilita a operação de aeronaves de grande porte.

“O aeroporto de Jaguaruna passará a ser ainda mais relevante com a expertise e a rapidez da iniciativa privada”, destacou o ex-secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira.

Investimentos – Para que pudesse voltar a receber voos regulares, o Humberto Ghizzo Bortoluzzi recebeu mais de R$ 10 milhões de investimentos desde 2019. Foram realizadas obras como a requalificação técnica dos bombeiros de aeródromo, aquisição de EPIS, reforma e adequações da seção contra incêndio, impermeabilização e pintura do terminal de passageiros, revitalização e adequação da sinalização horizontal da pista de pouso e decolagem, melhorias de acessibilidade (elevador, escada rolante), implantação do auxílio visual à navegação aérea PAPI, dentre outros.

Fonte: Secretaria da Comunicação do Estado de Santa Catarina