quarta-feira, 18 de junho de 2014, às 13:29h.

Anita Garibaldi, Canoinhas, Cunhataí, Concórdia, Luzerna, Santa Terezinha, Monte Carlo e Navegantes foram os municípios beneficiados

O governador Raimundo Colombo acompanhado dos secretários da Casa Civil, Nelson Serpa, e da Administração, Derly Massaud da Anunciação, assinou nesta terça-feira, 17, em Florianópolis, mais de R$ 16 milhões em convênios do Fundo de Apoio aos Municípios – Fundam. Os recursos vão beneficiar as prefeituras de Anita Garibaldi, Canoinhas, Cunhataí, Concórdia, Luzerna, Santa Terezinha, Monte Carlo e Navegantes.

“Quase todos os dias, estamos assinando convênios do Fundam, e isto está se transformando em obras e ações importantes em cada uma das comunidades de Santa Catarina. Cada prefeitura escolhe a sua prioridade. Com os recursos, o município consegue atender à demanda mais importante”, disse Colombo.

O Fundam é um programa do governo de Santa Catarina que prevê investimentos de R$ 600 milhões em todos os municípios do Estado. O principal critério para a distribuição dos recursos é o número de habitantes por município. No entanto, a qualidade técnica dos projetos e a importância das demandas apresentadas por cada prefeitura foram levadas em consideração para a definição dos valores. Os recursos serão disponibilizados a fundo perdido.

O prefeito de Concórdia, João Girardi, destacou que o município vai receber R$ 4,7 milhões que serão aplicados na pavimentação asfáltica, drenagem pluvial e sinalização da estrada que liga o loteamento Sintrial ao distrito de Presidente Kennedy, melhorando a trafegabilidade de veículos e mais segurança. Conforme o prefeito, a cidade se desenvolveu muito nos últimos anos, com uma aceleração na construção civil e prestação de serviços. Houve, ainda, um aumento de abertura de novos loteamentos e ruas.

“Diante desta realidade, são necessários investimentos elevados em infraestrutura urbana, principalmente, em pavimentação asfáltica, esgoto sanitário e manutenção de ruas. Temos que levar em conta também que o número de veículos. Dados do Detran SC de julho de 2013, mostram mais de 53 mil carros registrados no município. Por isso, o apoio recebido pelo Governo do Estado tem sido fundamental na melhoria e avanço de Concórdia”, observou o prefeito, acrescentando que, para ser dada a ordem de serviço para o início das obras, fica faltando somente a publicação do ato no Diário Oficial do Estado, o que deve acontecer ainda nesta semana.

O secretário da Casa Civil informou que foram assinados 230 projetos com 201 municípios, com um valor já repassado de R$ 75 milhões. Os valores comprometidos dos projetos já assinados chegam a R$ 301 milhões. “Cerca de 50% do programa está concretizado. Vamos assinar mais 60 até o período permitido, devido à Lei Eleitoral, chegando a 70% do valor programado. Vai haver uma interrupção por conta da Lei, mas vamos retornar, pois os recursos estão garantidos”, afirmou Serpa.

Projetos e valores contemplados pelo Fundam:

ANITA GARIBALDI - SDR LAGES

Valor total aprovado pelo Fundam (dois convênios): R$ 1.600.00,00

Valor repassado no convênio: R$ 532.986,19

Objeto do convênio: Aquisição de equipamentos rodoviários

CANOINHAS - SDR CANOINHAS

Valor total aprovado pelo Fundam (dois convênios): R$ 3.180.000,00

Valor repassado no  convênio: R$ 2.846.364,78

Objeto do convênio: Pavimentação de trechos de vias do município de Canoinhas

CONCÓRDIA - SDR CONCÓRDIA

Valor total aprovado pelo Fundam (dois convênios): R$ 4.739.964,70

Valor repassado no convênio: R$ 4.739.964,70