Pular para conteúdo principal

quarta-feira, 25 de junho de 2014, às 17:03h.

Reunião teve participação do secretário da Fazenda Estadual, Antonio Gavazzoni

O governador Raimundo Colombo se reuniu nesta terça-feira, 24, em Brasília, com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges Lemos. No encontro, eles encaminharam o processo que permitirá o início das obras de implantação da fábrica chinesa de caminhões Sinotruk. “Estamos no último estágio antes da construção, resolvendo os últimos obstáculos para começar as obras”, salientou Colombo.

Conforme o governador, há pendência jurídica que deve ser resolvida na próxima semana, com nova reunião entre as partes. “Encontraremos a melhor solução técnica para que o projeto tenha início”, expressou. Participaram da audiência, a secretária de Articulação Nacional, Lourdes Martini; o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni; o presidente da SC Par, Paulo César da Costa; o secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli; entre outros.

A fabricante chinesa já concluiu o projeto da fábrica em Lages, primeira unidade da Sinotruk fora da China. Estima-se que a produção máxima da planta chegue a 8 mil caminhões por turno, por ano. A unidade catarinense da Sinotruk será construída no Polo Industrial de Índios, em Lages, ao lado da BR-282. O investimento para construção é de aproximadamente R$ 300 milhões. A unidade vai gerar 400 empregos diretos e cerca de 700 empregos indiretos ligados à cadeia de fornecedores. Em um primeiro momento, os veículos serão produzidos com material importado da China, mas a proposta é chegar ao fim do terceiro ano de operações com até 65% das peças nacionalizadas.

*Com informações de Fernanda Rodrigues (Jornalista – Secretaria de Articulação Nacional)