segunda-feira, 26 de maio de 2014, às 15:39h.

Convênio do Fundo de Apoio aos Municípios foi assinado na última sexta-feira, 23

O município de Criciúma, no Sul do Estado, receberá R$ 3,5 milhões do Governo de Santa Catarina por meio do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) para pavimentação de via pública da cidade. O governador Raimundo Colombo, acompanhado do secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, e do prefeito de Criciúma, Márcio Burigo, assinou o convênio para liberação dos recursos no início da tarde desta sexta-feira, 23, em Florianópolis.

“Os prefeitos são os agentes públicos mais capacitados para definir o que é prioridade em cada local. Nós, no Governo do Estado, temos que fazer o possível para desburocratizar os processos e ajudar os municípios a realizarem as obras mais importantes. Se o Estado tentasse fazer estas obras, demoraríamos muito tempo. Com o Fundam, podemos liberar os recursos às prefeituras que realizam as licitações e acompanham as obras. Assim, já são mais de 1 mil pavimentações de ruas, além de compra de equipamentos e reformas emergenciais. O programa favorece este dinamismo”, explicou o governador.

“Esse convênio era muito aguardado pelo município de Criciúma. Com esses recursos nós vamos revitalizar 3,8 quilômetros da Avenida Assembleia de Deus, uma importante avenida na cidade, por onde passam mais de 30 mil veículos por dia. O Fundam realmente é uma grande ação do Governo do Estado no município de Criciúma”, afirmou o prefeito Márcio Burigo.

O Fundo de Apoio aos Municípios foi criado pelo Governo do Estado para destinar mais de R$ 590 milhões a todas as 295 cidades catarinenses. Cada município tem direito a apresentar até dois projetos de investimento em áreas prioritárias, como, por exemplo, saúde, educação, infraestrutura e saneamento básico. Os projetos são analisados pela equipe técnica do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), contratado pelo Governo do Estado como agente do Fundam.

*Com informações de Maiara Gonçalves