segunda-feira, 26 de maio de 2014, às 15:01h.

Assinatura foi na última quinta-feira, 22, na presença do secretário Gavazzoni

O governador Raimundo Colombo e o presidente da Holding J&F, Joesley Mendonça Batista, assinaram na noite desta quinta-feira, 22, o protocolo de intenções entre o Governo do Estado e a empresa JBS Foods para a consolidação do plano de expansão de suas unidades em Santa Catarina. O grupo já gera no Estado mais de 14 mil empregos e vai abrir dois mil novos postos. A cerimônia ocorreu durante jantar na Associação Catarinense de Medicina (ACM), em Florianópolis, com a presença do secretário de Estado da Fazenda, Antonio Marcos Gavazzoni e do presidente da JBS Foods, Gilberto Tomazoni.

“A formação de parcerias estratégicas com o setor privado para aumentar a geração de emprego e renda, reduzindo as desigualdades regionais e sociais é um dos pilares do Governo do Estado. Esses investimentos vão gerar milhares de empregos diretos e indiretos em diferentes regiões”, disse o governador.

Com investimentos de R$ 60 milhões na primeira etapa, a JBS prevê a expansão das unidades industriais do grupo nas cidades de Lages, Itapiranga, Seara e Salto Veloso para ampliação da produção de produtos processados - lasanhas, pizzas, pratos prontos e empanados, entre outros. Será ampliada ainda a unidade de abate de suínos no município de Seara, no Oeste do Estado. Serão abertos dois mil novos empregos diretos e indiretos. O empreendimento vai beneficiar também os pequenos produtores integrados, cerca de 2,5 mil em todo Estado. Indiretamente esses produtores geram aproximadamente 12 mil empregos.

Do Estado, a empresa receberá benefícios fiscais previstos no Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec) e Pró-Emprego. O secretário Gavazzoni destacou que é importante para o Estado fomentar atividades que movimentem a cadeia econômica e diversifiquem o parque produtivo catarinense. “O Estado mantém esforços permanentes na atração de empreendimentos que fortaleçam a economia sem esquecer dos que já estão aqui instalados”, disse.

>>Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download

JBS em Santa Catarina

A JBS Foods começou a operar em Lages em novembro do ano passado, quando o grupo JBS anunciou a aquisição da Seara Brasil por R$ 6 bilhões, após cinco meses de negociações com a Marfrig. A compra da Seara, com empenho direto do Governo do Estado, evitou seu fechamento e consequentemente manteve os empregos na região. Além da compra das unidades em Santa Catarina, o Grupo trouxe para o Estado uma unidade da empresa Flora (produtos de limpeza), em Itajaí.

O grupo ainda mantém no Estado as empresas JBS Foods (Seara), JBS Aves (Agrovêneto e Tramonto) e Sul Valle. São dez complexos industriais, um terminal portuário, seis abatedouros de frangos (1 milhão/dia), três abatedouros de suínos (7 mil/dia) e cinco plantas de industrializados (17,5 mil toneladas/mês).

“Tenho a honra de ter assumido a Seara no ano passado e assim aumentar a nossa participação nos estados do Sul, especialmente em Santa Catarina. Esse Estado tem sido orgulho nacional e hoje usamos como referência por boa administração, por isso investimos por aqui”, enfatizou o presidente da Holding J&F, Joesley Mendonça Batista.

No total são mais de 14 mil funcionários diretos e mais de 30 mil indiretos, além de 2,5 mil produtores integrados. O faturamento anual da empresa em todo o Estado deve chegar a R$ 4,3 bilhões.

*Com informações de Rafael Vieira de Araujo