sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 11:50h.
Cleverson Siewert destacou avanços alcançados na administração do governador Jorginho Mello em palestra para futuros empreendedores em Itajaí
Fotos: Roelton Maciel, SEF/SC
A forma como o modelo de gestão e as práticas de responsabilidade fiscal instituídos no Governo do Estado se traduzem em obras e melhorias para os catarinenses estiveram em pauta no encontro do secretário Cleverson Siewert (Fazenda) com alunos da PIB Education, Plural Intelligence Business, uma instituição de ensino superior voltada à formação de líderes empreendedores em Itajaí.
Convidado a palestrar na faculdade na noite desta quinta-feira, 18, Siewert demonstrou a importância de se entender os números, transformar dados em informações e usá-los na tomada de decisões, tanto no mundo público como no meio corporativo. A partir de exemplos práticos encaminhados sob a liderança do governador Jorginho Mello, destacou iniciativas de incentivo ao setor produtivo, de desburocratização e de otimização da máquina pública.
Também explicou sobre o papel estratégico da atração de investimentos nacionais e estrangeiros para tirar grandes projetos do papel em Santa Catarina, gerando mais emprego e renda.
Diante de uma plateia formada por jovens que já estão inseridos no mundo dos negócios ou que ainda se preparam para empreender, o secretário observou que é possível implementar em órgãos de governo as mesmas práticas de gestão executadas com sucesso na iniciativa privada, a exemplo do Plano de Ajuste Fiscal de Santa Catarina (Pafisc).
"É cada vez mais importante contarmos com líderes inovadores, mentes empreendedoras que possam ir além e contribuir com o desenvolvimento de Santa Catarina e do País. Podemos pensar diferente, fazer coisas diferentes para obter resultados diferentes. É assim nos negócios e também na gestão pública", reforçou Siewert.
Ao detalhar ações encaminhadas para incrementar receitas, reduzir despesas e diminuir a burocracia na administração estadual, o secretário demonstrou como o Governo de Santa Catarina conseguiu poupar R$ 1 bilhão aos cofres públicos no último ano, sem aumentar impostos. Foi a primeira vez em pelo menos duas décadas, apontou, que os gastos do Executivo caíram de um ano para o outro.
Desafios geram oportunidades
Mais do que números e indicadores econômicos, os alunos da PIB Education foram convidados a refletir sobre a importância do trabalho realizado com propósito e espírito de equipe. Cleverson Siewert compartilhou experiências de sua própria jornada profissional e resgatou exemplos históricos inspiradores, trazendo lições sobre como é possível transformar cenários de crise em novas oportunidades.
"Temos enormes desafios pela frente, mas podemos transformá-los em oportunidades. Uma organização precisa ser eficiente ou inovadora. Fazer o que ninguém faz ou ser o melhor no que faz. Eu tenho certeza de que vocês têm condições de buscar esse diferencial em todos os seus projetos", manifestou.
Em um bate-papo com alunos, o secretário da Fazenda também esclareceu dúvidas sobre a posição do Governo de Santa Catarina em pautas como a Reforma Tributária, a Previdência e outros temas de relevância econômica para o Estado e o País.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda
Rosane Felthaus (48) 3665-2504
Roelton Maciel (48) 3665-2509
ascom@sef.sc.gov.br