terça-feira, 23 de abril de 2013, às 12:36h.
Comitiva do Governo de Alagoas esteve no Centro Administrativo para conhecer processos realizados pelas secretarias da Fazenda e da Administração
A gestão do patrimônio do Governo do Estado de Santa Catarina está servindo de exemplo para outros estados. Nesta segunda e terça-feira, 22 e 23 de abril, uma comitiva de servidores da Secretaria da Fazenda de Alagoas esteve no Centro Administrativo para conhecer os procedimentos para o controle patrimonial desenvolvido por Santa Catarina com o objetivo de implantar processos semelhantes naquele Estado.
O trabalho, realizado em conjunto pela Diretoria de Contabilidade Geral da Fazenda (DCOG/SEF) e pela Diretoria de Gestão do Patrimônio da Secretaria da Administração (DPGA/SEA), é decorrente do decreto 3.486/2010, que instituiu a obrigatoriedade de realizar os procedimentos de reavaliação, redução ao valor recuperável de ativos, depreciação, amortização e exaustão dos bens do Estado.
“Alagoas está buscando a forma de fazer um retrato mais fiel do seu patrimônio, uma condição exigida pela convergência contábil e também por instituições financeiras como BID e BNDES para a liberação de financiamentos. Nós entendemos bem essa necessidade porque enfrentamos as mesmas dificuldades”, destaca Adriano de Souza Pereira, diretor da DCOG.
Santa Catarina já observa o impacto positivo das ações. Pereira cita o exemplo da variação dos valores da composição patrimonial. Entre 2011 e 2012, ela chegou a 42%, ou seja, os bens do Estado estavam subavaliados. “A gestão adequada do patrimônio é fundamental para que o Estado compre melhor e reduza seus gastos”, conclui.
Integraram a equipe de Alagoas os servidores da Fazenda Sílvio Dias, Euzébio Francisco e Marcílio Lucena. Na SEF, eles foram recebidos pelos contadores Jorge Luiz Alves e Flávio Rocha, além de Adriano Pereira.