quarta-feira, 7 de novembro de 2012, às 13:17h.

Primeira ação da CIPA na região faz parceria com bombeiros militares para oferecer curso a 30 servidores fazendários

A 11ª Gerência Regional da Fazenda Estadual (Gerfe) de Tubarão realizou, nesta quarta-feira (7), a primeira ação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Saúde Ocupacional (CIPA) na região. O Sargento Vieira, do 8º Batalhão do Bombeiro Militar de Tubarão, ministrou um treinamento de combate a incêndios e de atendimento pré-hospitalar a 30 servidores da regional, incluindo as Unidades Setoriais de Fiscalização (Usefis) de Laguna, Imbituba e Braço do Norte. Com duração de quatro horas, o curso foi realizado no período da manhã e dividido em dois treinamentos.

“A missão da CIPA é a preservação da saúde e da integridade física dos servidores. Sabemos que nesses casos é necessário acionar o atendimento médico, mas também precisamos conhecer os procedimentos de primeiros socorros e de combate a incêndios, que podem salvar uma vida”, justifica o gerente da 11ª Gerfe, Paulo Roberto Barros Gotelip.

A CIPA foi implementada pela Secretaria da Fazenda para atender à Lei 14.609/2009, que institui o Programa Estadual de Saúde Ocupacional do Servidor Público. A lei estabelece que todos os órgãos públicos do Estado devem implantar comissões, responsáveis por prevenir as condições de riscos nos ambientes de trabalho e por todos os aspectos que afetam a saúde e segurança do servidor.

Na SEF, foram eleitos oito membros para a “Comissão da CIPA” e 16 membros designados, que representam cada uma das 15 Gerências Regionais da Fazenda e mais o prédio da Corregedoria/TAT/CPF, localizado no Centro de Florianópolis. Em Tubarão, o representante da CIPA é analista da Receita Estadual, José Curt dos Santos.