Pular para conteúdo principal

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013, às 17:02h.

Assuntos relacionados aos tributos estaduais, sistema de arrecadação e ações de fiscalização foram debatidos durante o evento

O Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRSC) promoveu nesta quarta-feira, 11, o Fórum das Entidades Contábeis com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF). Cerca de quarenta profissionais de contabilidade participaram do evento para acompanhar o esclarecimento das dúvidas repassadas com antecedência aos técnicos da Fazenda.

O presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, coordenou a mesa com o diretor de Administração Tributária Carlos Roberto Molim, o gerente de Fiscalização Francisco Martins e o gerente de Sistema e Informações Tributárias Omar Afif Alemsan. O vice-presidente da Fecontesc, Tadeu Oneda, participou do Fórum, assim como a presidente do Sindicont de Itajaí, Regiane Waltrick, os presidentes do Sescon Grande Florianópolis, Fernando Baldissera, e do Sescon SC, Eugênio Vicenzi, o vice-presidente do Sescon Blumenau, Jefferson Pitz, além de conselheiros do CRCSC , diretores dos Sescons e Sindiconts.

Da Secretaria da Fazenda vieram também o consultor de Gestão de Administração Tributária Amery Moisés Nadir Jr., o coordenador técnico do SAT Cristiano Souza de Oliveira, o gerente regional de Itajaí Paulo Polizel e os auditores fiscais Diego Machado Vieira, Junior Odorizzi, Edson Polonini e Manoel Andrade Neto.

Durante mais de três horas, os técnicos responderam 23 questões enviadas por email e ainda esclareceram perguntas feitas pelos presentes. A maioria das dúvidas e pedidos giraram em torno do SAT (Sistema de Administração Tributária) , da extinção da Declaração do ICMS e movimento econômico (DIME) já que há o SPED Fiscal, padronização dos documentos nas unidades da Fazenda em todo o Estado, entre outros assuntos relacionados às notas fiscais eletrônicas, recolhimento de tributos e ações de fiscalização.

Todas as 23 questões enviadas por escrito serão respondidas formalmente pela Diretoria de Administração Tributária e enviadas às entidades contábeis. As questões feitas durante o evento e que não puderam ser esclarecidas durante o Fórum foram levadas pelos técnicos da Fazenda para serem estudadas e respondidas em breve.

Com a colaboração de Sara Caprário, assessora do CRCSC