Pular para conteúdo principal

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012, às 23:00h.

Diferentes Estados estão em fase de implantação de sistemas de controle eletrônico de importações e mostraram interesse em conhecer o sistema de Santa Catarina, por ser considerado um dos mais eficazes do país

Entre os dias 1º e 3 de fevereiro, pela primeira vez, Florianópolis será a cidade-sede da reunião Ordinária do Grupo de Trabalho 54 (GT54) da Comissão Técnica Permanente (Cotepe/ICMS). O encontro é regularmente realizado em Brasília, no entanto, os Estados solicitaram esta alteração para conhecer detalhes do Sistema de Liberação Eletrônica de Mercadorias Importadas da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina.

O gestor do sistema que está servindo de baliza para as demais unidades da federação é o auditor fiscal da Receita Estadual, Cláudio Roberto de Freitas, que fará a apresentação do sistema e explicará como funciona a liberação de mercadorias. Outra participação durante o encontro será dos servidores da SEF, Airton do Amaral e Omar Roberto Afif Alemsan, que falarão sobre o S@T (Sistema de Administração Tributária).

Participam do GT54 - Comércio Exterior - representantes de todos os Estados do país, membros da Receita Federal do Brasil (RFB) e da Superintendência Zona Franca de Manaus (Suframa). Todos serão recebidos na Escola Fazendária, no Centro da Capital, e recepcionados pela coordenadora do Grupo de Especialistas Setoriais de Comércio Exterior (Gescomex) da Secretaria da Fazenda, Lenai Michels.