quinta-feira, 19 de dezembro de 2013, às 12:55h.

Campos Novos, Celso Ramos, Anita Garibaldi e Abdon Batista têm seus índices de participação no repasse do ICMS alterados após decisão judicial

A Secretaria de Estado da Fazenda republica no Diário Oficial de amanhã, 20 de dezembro, o Índice de Participação dos Municípios (IPM) de Campos Novos, Celso Ramos, Anita Garibaldi e Abdon Batista. A modificação dos percentuais de participação no repasse de ICMS para o ano de 2014 atende à decisão judicial da 2ª Vara Civel de Campos Novos, que acatou o pedido de liminar da Prefeitura de Campos Novos. O município contesta a divisão do Valor Adicionado gerado pela Usina Campos Novos Energia entre as cidades que têm área alagada da hidrelétrica.

Durante os julgamentos da divisão do IPM, a Fazenda aplicou a lei estadual 13.249, de 2004, que prevê a divisão de Valor Adicionado, como é chamado o movimento econômico do município. No entanto, no início de dezembro, o Supremo Tribunal Federal considerou esta lei inconstitucional. Fundamentado pela decisão do STF, o município de Campos Novos moveu ação pedindo a revisão dos índices. “O Estado não vai contestar a decisão judicial. Entendemos que ela cabe aos municípios envolvidos nesta questão”, afirma Ari Pritsch, assessor de Assuntos Tributários da SEF.

Com a republicação do IPM, Campos Novos aumentou sua participação no repasse do ICMS para 2014 e deve receber cerca de R$ 1,7 milhão a mais no ano. Do outro lado, Celso Ramos, Anita Garibaldi e Abdon Batista tiveram queda em seus índices em relação à divulgação feita pela SEF no último dia 4 de dezembro (veja tabela abaixo). A mudança também alterou o ranking dos municípios cujos índices mais cresceram em relação ao IPM aplicado em 2013. Antes liderado por Celso Ramos (38%) e Abdon Batista (31,9%), agora é encabeçado por Vidal Ramos (29,4%) e Palhoça (18,9%).
Veja o que mudou:

Município

IPM publicado em 4/12

IPM publicado em 20/12

Variação (estimativa)

Campos Novos

mais R$ 1,7 milhão

Celso Ramos

menos R$ 430 mil

Anita Garibaldi

menos R$ 670mil

Abdon Batista

menos R$ 560 mil

Saiba mais : O VA, também conhecido como movimento econômico, é o principal critério utilizado para a partilha do ICMS entre os municípios. Por lei, o Estado deve repassar 25% da arrecadação do ICMS para as prefeituras. Destes, 15% são divididos igualmente entre os 293 municípios e 85% são distribuídos de acordo com o Valor Adicionado (ou Movimento Econômico) de cada cidade.

Assessoria de Comunicação da SEF

Cléia Schmitz / Aline Cabral Vaz