Pular para conteúdo principal

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013, às 15:37h.

Secretaria Estadual da Fazenda inicia suas operações de fiscalização e orientação no comércio. A primeira delas será nos grandes shoppings da Capital e Região que irá visar os equipamentos de ECF e utilização dos programas de aplicativo fiscal

Cerca de 50 auditores fiscais da Fazenda Estadual promovem nesta quinta-feira (17) uma força-tarefa de fiscalização em cinco grandes shoppings da Grande Florianópolis. O objetivo é verificar a regularidade dos meios de pagamento (cartões débito e crédito), conferir os equipamentos emissores de cupom fiscal (ECF) e o uso do programa aplicativo fiscal (PAF).

O grupo de auditores se reunirá às 10h na praça de alimentação do Continente Park Shopping, onde terá início a operação. Também serão fiscalizados os shoppings  Itaguaçu, Beiramar, Iguatemi e Floripa. A fiscalização terá caráter orientativo e punitivo. Se houver fraude detectada, o estabelecimento poderá ser penalizado conforme o tipo de infração.

A operação é uma das ações de combate à sonegação determinadas pelo novo secretário Antonio Gavazzoni: "Algumas vezes, grandes estabelecimentos, com todas as condições de atuar regularmente, preferem sonegar, prejudicando o empreendedor correto e os consumidores. A Fazenda está atenta e não vai deixar passar sonegação de nenhuma espécie. Já temos outras ações planejadas para outros setores nas próximas semanas", diz.

Em 2010, durante a primeira gestão de Gavazzoni, a Fazenda deflagrou uma operação semelhante quatro shoppings da Grande Florianópolis e flagrou 51 estabelecimentos com alguma irregularidade na emissão de cupom fiscal.

A Secretaria orienta que os clientes devem sempre solicitar o cupom fiscal e desconfiar quando há uso de calculadora, que pode representar indício de vendas com sonegação de impostos - sem a emissão do documento fiscal.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda

Aline Cabral Vaz
48. 3665.2575 - 48. 96245470

Contato para entrevistas nos shoppings : Francisco Martins, gerente de fiscalização, fone (48) 8843.8104