Pular para conteúdo principal

segunda-feira, 2 de junho de 2014, às 13:53h.

Secretarias se reúnem para orientar órgãos sobre a reavaliação de bens móveis do Estado

Teve início nesta segunda-feira, 2,  o último encontro entre órgãos do Governo e as Secretarias de Estado da Fazenda (SEF) e da Administração (SEA). Os participantes do encontro irão receber orientações sobre reavaliação, redução ao valor recuperável de ativos, depreciação, amortização e exaustão de bens do Estado. “Tivemos um grande avanço na reavaliação de bens nos últimos anos, mas ainda temos muito a avançar e só conseguiremos isto com a participação de todo o Governo”, explica o diretor de Gestão Patrimonial da SEA, Pedro Roberto Abel.

No encontro, foram repassadas informações sobre a legislação, em especial ao Decreto nº 3486, de 2010, sobre os procedimentos para a reavaliação e sobre a importância do trabalho. “A atualização do real valor dos dados e dos bens do Estado, além de atender uma recomendação do Tribunal de Contas, é importante para manter o grau de financiamento que Santa Catarina pode obter junto aos órgãos nacionais e internacionais. No aspecto contábil, esta atualização vem auxiliar o Estado, para que este cumpra a convergência e as normas internacionais de contabilidade”, afirma a gerente de Estudos e Normatização Contábil da SEF, Michele Patrícia Roncalio.

O primeiro dia do evento foi realizado na última quarta-feira, 28, e assim como no dia de hoje, também contou com a presença do diretor de Controle da Administração Estadual do Tribunal de Contas do Estado, Névelis Scheffer Simão. Simão participa para colaborar com a capacitação e alertar que, além das contas do Governo, as contas dos órgãos podem receber ressalvas no julgamento, e podem ser reprovadas posteriormente. “É importante que a contabilidade reflita efetivamente a dimensão do patrimônio do Estado”, pontua o diretor.

Assessoria de Comunicação SEF

Aline Cabral Vaz/Cléia Schmitz/Sarah Goulart

avaz@sef.sc.gov.br / cschmitz@sef.sc.gov.br / sgoulart@sef.sc.gov.br