terça-feira, 6 de maio de 2014, às 18:52h.

Na Escola Fazendária, servidores das SDRs participam, de curso sobre Controle Contábil e Controle Administrativo

De hoje, 6, até a próxima quinta-feira, 8, será realizado na Escola Fazendária (ESFAZ) o curso de capacitação “Procedimentos de Controle Interno no Poder Executivo de Santa Catarina”, organizado e realizado pelas Diretorias de Contabilidade Geral e de Auditoria Geral da Secretaria de Estado da Fazenda (DCOG e DIAG) e ministrado por contadores da Fazenda e auditores internos, com participação do Tribunal de Contas do Estado.

Durante os três dias, os responsáveis pelas unidades de controle interno das Secretarias de Desenvolvimento Regionais (SDRs) terão aulas sobre Procedimentos de Controle Contábil, controle de despesas de custeio, controle de transferências, controle de licitações e controle de atos de pessoal.

Segundo o diretor da ESFAZ, Pedro Hermínio, “é através do trabalho, controle e arrecadação que teremos capital para aplicar em cada SDR, que por sua vez, têm objetivos e projetos sociais, de saúde, infraestrutura, segurança, entre outros”.

A Comissão de Estruturação do Relatório de Controle Interno (RCI) busca a estruturação do Sistema de Controle Interno do Estado de Santa Catarina, por isso é fundamental que todos estejam aptos a buscar melhorias e participar constantemente na fiscalização e normatização do Controle Interno de cada SDR.

“Essa reunião de trabalho é um marco na implementação e no fortalecimento do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo do nosso Estado. Duas palavras podem resumir a importância desses três dias de capacitação: proteger e orientar o gestor público, para que este possa fazer uma boa gestão do patrimônio e a melhor aplicação possível do dinheiro público”, ressalta o contador da SEF e diretor da DCOG, Adriano de Souza Pereira.

Representando o diretor da DIAG, Augusto Piazza, a auditora interna Magali Campelli ainda reforçou que “a implantação do Controle Interno de Santa Catarina é um processo que vem se desenvolvendo gradativamente e se fortalecendo de forma concreta”.

O cronograma segue ainda com mais duas turmas, nos dias 12,13, e 14, e 19, 20 e 21 deste mês, com o curso para as Secretarias Setoriais – Administração Direta e Administração Indireta (autarquias, fundações e empresas dependentes, respectivamente).

Assessoria de Comunicação SEF

Aline Cabral Vaz/Cléia Schmitz/Sarah Goulart