Pular para conteúdo principal

segunda-feira, 19 de maio de 2014, às 12:45h.

Servidores das Secretarias Setoriais – Administração Indireta terão três dias de curso com temas sobre Controle Administrativo e Controle Contábil

Promovido pela Secretaria de Estado da Fazenda, teve início na manhã desta segunda-feira, 19, o curso de capacitação “Procedimentos de Controle Interno no Poder Executivo de Santa Catarina”. A terceira turma que participa do evento é composta por aproximadamente 35 integrantes das Secretarias Setoriais – Administração Indireta (autarquias, fundações e empresas dependentes).

O curso – realizado na Escola Fazendária (ESFAZ) - é organizado pelas Diretorias de Auditoria Geral e de Contabilidade Geral da SEF (DIAG e DCOG) e ministrado por contadores da Fazenda e auditores internos, além da participação do Tribunal de Contados do Estado.

Os temas abordados na capacitação que vai até quarta-feira, 21, são procedimentos de Controle Contábil, controle de despesas de custeio, controle de transferências, controle de licitações e controle de atos de pessoal.

O administrador da ESFAZ, Pedro Hermínio, parabenizou a DCOG e DIAG por “favorecer todos os servidores da área financeira, propiciando conhecimento para que possam atuar nas suas respectivas organizações, fazendo jus à um trabalho eficiente que precisa ser feito na área de controle interno”.

Representando o diretor da DCOG, Adriano de Souza Pereira, a contadora Michele Roncalio resumiu em duas palavras o objetivo do curso: orientação e apoio. “Vamos orientar o gestor para que os recursos sejam eficientemente aplicados respeitando os princípios da administração pública. Sendo a gestão para o cidadão, estaremos apoiando assim as melhores tomadas de decisão”, ressaltou.

Em nome do diretor da DIAG, Augusto Piazza, o auditor interno Eduardo Maciel Bittencourt reforçou a importância de estruturar o controle interno dentro de cada órgão. “Nesses dias de curso, iremos passar dicas e informações para que os servidores possam ter ferramentas para implantar um controle interno cada vez mais eficiente”, pontuou o auditor.

Assessoria de Comunicação SEF

Aline Cabral Vaz/Cléia Schmitz/Sarah Goulart

avaz@sef.sc.gov.br / cschmitz@sef.sc.gov.br / sgoulart@sef.sc.gov.br

www.sef.sc.gov.br

Twitter: @fazenda_sc