Pular para conteúdo principal

segunda-feira, 18 de agosto de 2014, às 18:51h.

Encontro foi realizado na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Brasília

A Diretoria de Contabilidade Geral da Secretaria de Estado da Fazenda participou nesta segunda-feira, 18, em Brasília, de um workshop sobre os principais avanços do Profisco, programa de gestão fiscal e patrimonial. O evento foi realizado na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em pauta, os cenários para ampliação do processo de modernização da gestão fiscal focado na qualidade do gasto público nos Estados.

José Roberto Afonso, pesquisador do FGV-IBRE e assessor técnico do Senado Federal, discorreu sobre as tendências, melhores práticas e recomendações para a Administração Financeira e Contábil dos Gastos Públicos. Afonso, falou sobre o limite da margem de aumento da carga tributária e a necessidade dos Estados unirem esforços na busca por alternativas que visem a melhor aplicação dos recursos públicos; a necessidade de modernização administrativa nos Estados nos setores de gestão financeira, patrimonial e contábil, bem como na gestão do governo eletrônico.

Dentre as recomendações apresentadas aos Estados por Afonso, destaca-se a importância da apuração do custo dos serviços públicos para uma melhor eficiência da gestão e maior controle social por meio dos Portais de Transparência.

Assessoria de Comunicação SEF