Pular para conteúdo principal

quinta-feira, 30 de agosto de 2012, às 13:03h.

Encontro ocorreu nos dias 23 e 24 em Belém, no Pará, e discutiu a implantação das “Trilhas de Capacitação” e do Instituto de Estudos Fiscais dos Estados

A Secretaria da Fazenda de Santa Catarina participou, nos dias 23 e 24 de agosto, da a 47ª Reunião do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ), em Belém, no Pará. Entre os diversos assuntos discutidos durante o encontro, destacaram-se os debate sobre as Trilhas de Capacitação e a criação do Instituto de Estudos Fiscais dos Estados – Brasil (IeFeBrasil). Estiveram presentes na reunião representantes de 20 unidades da Federação, entre eles o auditor fiscal da receita estadual Pedro Hermínio Maria, de Santa Catarina.

As “Trilhas de Capacitação” nortearão as capacitações das unidades federativas, viabilizando o compartilhamento de cursos no que for comum a todos os Estados. O GDFAZ é responsável por monitorar e garantir a consistência metodológica das Trilhas, criar sistemática padrão que permita alteração, ampliação e adequação às necessidades de cada região e também pela disseminação dos cursos.

O IeFeBrasil tem o objetivo de otimizar a produção do conhecimento, a qualificação e treinamento no âmbito das Secretarias Estaduais de Fazenda, por meio da cooperação para o desenvolvimento de ações e atividades conjuntas. Foram apontados como benefícios a redução de custos, a harmonização e padronização das melhores práticas das Secretarias, a formação de um banco de instrutores e a multiplicação do número de servidores treinados. O IeFeBrasil atuará nas áreas de gestão, tributação, finanças, contábil, entre outras.