sexta-feira, 9 de novembro de 2012, às 17:31h.
Secretário Nelson Serpa abre o primeiro de três encontros do programa "Qualidade no Atendimento: O diferencial da SEF" na Capital
A Secretaria da Fazenda de Santa Catarina realizou, nesta sexta-feira (9), o primeiro dos três encontros do programa de capacitação "Qualidade no Atendimento: O diferencial da SEF", no Teatro Pedro Ivo Campos, em Florianópolis. Cerca de 120 servidores fazendários participaram do evento, que contou com palestra de abertura do secretário da Fazenda, Nelson Serpa. “Este é um momento importante de reflexão para aperfeiçoar e melhorar nossa atuação no atendimento à população”, observou o secretário.
Durante a palestra, o secretário Serpa apresentou características do atendimento ao púbico, focando nas especificidades da Secretaria da Fazenda, e destacou atitudes que o servidor pode tomar para melhorar o serviço. “É necessário fortalecer a convicção de que prestamos e vamos continuar prestando serviços com melhorias, buscando a satisfação do cidadão”, destacou.
Em seguida, o coordenador do programa de Educação Fiscal, Lourenço Sogabe, falou sobre o programa e suas contribuições para o atendimento ao público. “Se estamos querendo chegar no cidadão, temos que nos adequar a ele. A Educação Fiscal não se limita apenas à cidadania. Ela abrange a todos os cidadãos”, explicou.
No período da tarde, o professor doutor Luís Gonzaga Mattos Monteiro abordou os temas “O que é ser Servidor Público e a Importância da Qualidade no Atendimento do Cidadão-usuário”. Monteiro falou sobre a comunicação e o relacionamento com os colegas de trabalho, como manter um ambiente cordial, resolver bem os conflitos com os colegas e refletir isso no atendimento ao público.
Para encerrar as palestras, as servidoras Marisia Koettzer e Dalma Lapa apresentaram o programa Redes Humanas e Saúde Ocupacional. Criado em 2002, o Redes Humanas busca valorizar o servidor e fortalecer sua autoestima, ajudando a estabelecerem relações no trabalho e a melhorarem sua saúde. O programa realiza workshops em todos os órgãos do governo, ensinando aos servidores técnicas de respiração, alongamento e relaxamento.
Os próximos encontros da capacitação "Qualidade no Atendimento: O diferencial da SEF" em Florianópolis ocorrerão nos dias 12 e 19 de novembro, também no Teatro Pedro Ivo. Nas três datas, o programa deverá capacitar cerca de 600 servidores. O evento já passou pelas sedes das regionais de Lages, Chapecó, Joinville, Itajaí e Criciúma, reunindo servidores das cidades próximas.