quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013, às 15:46h.
Com a especificação dos custos para manutenção de cada tipo de serviço, será possível gerar relatórios para tomadas de decisão pelos gestores
Em fevereiro deste ao foi criado, pelo Decreto Estadual nº 1.365, o Grupo de Apuração de Custos (GTCUSTOS) da Secretaria de Estado da Fazenda. Coordenado pela Diretoria de Contabilidade Geral, o GTCUSTOS irá atuar na implementação de medidas que visam apurar os custos dos serviços públicos de órgãos do Poder Executivo (custo por aluno, por preso, por hospital, por atendimento médico, etc.). Com essas informações, o GTCUSTOS irá adaptar a contabilidade de custos do Governo do Estado às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP). Também é objetivo do Grupo disponibilizar a informação destes custos por meio de relatórios padronizados e ferramentas de tecnologia da informação, aos gestores públicos para a tomada de decisão e à sociedade para fins do controle social.
O diretor de Contabilidade Geral da SEF/SC, Adriano de Souza Pereira, explica que um projeto piloto foi executado em 2012, e que este ano a Diretoria irá intensificar os trabalhos para apurar os custos dos serviços públicos. “A adaptação para a Contabilidade Internacional, implementação do Novo Plano de Contas, evolução dos controles no SIGEF*, evidenciação do Patrimônio, produção de Informações Gerenciais e apuração de Custos são os novos caminhos que estamos trilhando rumo à Contabilidade Gerencial”, completa.
*SIGEF: Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal